Iniciativa promove experiência para os finalistas da competição Maratona Tech, oferecendo atividades culturais e científicas, com foco no mundo do trabalho
Na última quinta-feira (12), na sede do CIEE em São Paulo (SP), estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio finalistas da Maratona Tech – a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil, realizada pela MovTech e Associação Cactus –, além de um grupo de técnicos da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) e técnicos do estado do Tocantins, participaram do evento Imersão Tech 2024. Essa iniciativa promove uma experiência para esses jovens, oferecendo atividades culturais e científicas, com foco no mundo do trabalho e faz parte do Movimento Tech 2030, que é uma coalizão de organizações que otimiza recursos e investimentos para escalar impactos e promover conhecimento, formação e geração de renda em tecnologia.
“O mundo tech de hoje ajuda muito na construção de conexões entre os jovens e as oportunidades profissionais. Aqui, no CIEE, nós expandimos essas possibilidades gerando inovação para muita gente talentosa, afinal, o principal poder do uso da tecnologia não é substituir pessoas e, sim, qualificá-las para potencializar o que elas têm de insubstituível”, afirma a especialista em atendimento Thais Laruccia, organizadora deste evento da área de projetos e atendimento da Superintendência Institucional e de Inovação (SUPIN), que recebeu os estudantes para um tour pelo prédio, incluindo um passeio pela biblioteca, estúdio de gravações e o centro de memória da ONG.
Durante a imersão, os participantes tiveram a oportunidade de interagir e ouvir palestras com a especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital, Aline Oliveira, sobre “Projetos Tech” no setor tecnológico; com o consultor de atendimento, Douglas Fraga; com o Assistente Administrativo em Experiência do Usuário e Mídias Digitais, Julio Bicudo; seguido de um papo com Sabrina Fonseca e Letícia Caro, do Time de Redes Sociais; e a palestra de encerramento “Sonhos e Planos”, com o PMO (Project Management Office) Diego Dias, sobre como a educação básica da rede ensino público e carreiras podem seguir de mãos dadas para esses estudantes.
O principal objetivo das conversas desta edição do Imersão Tech foi aprofundar o interesse desses estudantes pela tecnologia, independentemente de seu conhecimento prévio ou recursos escolares. Além disso, esse projeto conecta esses jovens com visitas a outras instituições, startups, grandes empresas, museus e centros de ciência, bem como oficinas de robótica, com o objetivo de ampliar o conhecimento e a criatividade para prepará-los com o propósito de fornecer todo o apoio necessário para que esses estudantes sejam protagonistas de suas histórias.
CIEE tem mais espaços para os jovens expandirem seu potencial
Nesta mesma semana Imersão Tech 2024, mais de 400 jovens também vieram ao Teatro CIEE para comemorar o fechamento de mais um ciclo das Oficinas de Cri@tividades, que são um projeto especial que visa desenvolver habilidades criativas e inovadoras desses novos talentos. “Durante o segundo semestre, nossas juventudes participaram de diversas atividades que estimularam sua imaginação, autonomia, capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe”, pontua a superintendente de Ação Social e Filantropia (SUASF) do CIEE, Maria Nilce Mota.
Luana Cruz Bottini, gerente de Projetos Sociais do CIEE e mestre de cerimônias do evento, lembrou que as oficinas já mobilizaram mais de 11 mil jovens e adolescentes desde 2017 e agradeceu pela parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Fundação CASA, Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
O 10º Evento de Concluintes das Oficinas de Cri@tividades 2024 teve muita festa, música e alegria, como não poderia deixar de ser com quem participa das oficinas desta iniciativa única em que o CIEE vai aos locais onde estão os jovens e propiciar debates, ressignificações e novos conhecimentos. Tudo isso sendo tratado por meio de painéis temáticos que falam dos mais diversos assuntos do cotidiano, em especial, relacionados ao mundo do trabalho. É mais um ano que se encerra com esses momentos de celebração para nossa juventude! Clique aqui para saber mais detalhes sobre essa iniciativa e apoie a realização das próximas oficinas.