Ir para página inicial

Espaços de Cidadania​

Espaços de Cidadania​

A juventude como protagonista​

A juventude como protagonista​

O Espaços de Cidadania é o nosso serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que por meio de ações e serviços socioassistenciais gratuitos contribui para a participação cidadã das juventudes, o retorno ou permanência na escola e uma formação geral para o mundo do trabalho. É um serviço da proteção social básica, atua na segurança de convívio, acolhida e sobrevivência, evitando e prevenindo riscos sociais.

Os adolescentes de 15 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, são encaminhados preferencialmente pelo CRAS, CREAS ou outros serviços da política de assistência social da região e por meio de um dos cinco eixos abordados nos encontros (direitos humanos, convivência, mundo do trabalho, participação social e lazer) são acolhidos e vivenciam experiências que contribuam para seu crescimento, tanto profissional como pessoal.


Quero apoiar

Ciclos de atividades formados por encontros socioeducativos onde a juventude participa de rodas de conversa, oficinas de arte e cultura, visitas à cidade, palestras e dinâmicas, momentos de acolhimento, respeito, proteção, trocas de experiências e reflexões relacionadas às suas vidas pessoais, familiares, comunitárias e sociais enquanto são amparados, criando vínculos e fortalecendo o senso comunitário de pertencer a um lugar. As famílias dos jovens atendidos também participam de encontros para orientação e acolhimento.

A temática de empregabilidade é muito trabalhada nos Espaços de Cidadania e, indo de encontro com o nosso propósito de ser a ponte entre os jovens e o mundo do trabalho, criamos o projeto #SuaMissão que integra as áreas de atendimento e operações do CIEE com o objetivo de intensificar os encaminhamentos e contratações dos 
jovens atendidos em nossos espaços para oportunidades de Estágio 
e Aprendizagem.

Como funciona

São espaços físicos bem estruturados, por todo o Brasil, com equipes multidisciplinares, que recebem adolescentes entre 15 e 17 anos em situação de vulnerabilidade relacional e social, encaminhadas/os preferencialmente pelos CRAS, CREAS ou outros serviços da política da assistência social. Através de encontros socioeducativos organizados em cinco eixos (Convivência, Direitos Humanos, Participação Social, Mundo do Trabalho e Lazer), as juventudes vivenciam experiências que contribuem para seu fortalecimento enquanto cidadãos e seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.
Jovens sentados em uma roda de conversa no espaço de cidadania no Grajaú.

O que acontece

Ciclos de atividades formados por encontros socioeducativos onde as juventudes vivenciam rodas de conversa, oficinas de arte e cultura, visitas à cidade, palestras e dinâmicas. São momentos de acolhimento, respeito e proteção que viabilizam trocas de experiências e reflexões relacionadas às suas vidas pessoais, familiares, comunitárias e sociais. Assim, criam-se os vínculos e o senso comunitário de pertencer é fortalecido. As famílias das/os jovens atendidas/os também participam de encontros para trocas de experiências e orientação.

#SuaMissão

A temática de empregabilidade é muito trabalhada nos Espaços de Cidadania e, indo ao encontro do nosso propósito de ser a ponte entre as juventudes e o mundo do trabalho, criamos o projeto #SuaMissão que integra as áreas de atendimento e operações do CIEE com o objetivo de intensificar os encaminhamentos e contratações das juventudes atendidas em nossos Espaços para oportunidades de Estágio e Aprendizagem.

Apoie os Espaços de Cidadania

Apoie os Espaços de Cidadania

Fortalecendo o exercício da cidadania​

Fortalecendo o exercício da cidadania​

Nossa missão com as juventudes abrange todos os aspectos coletivos e, nos Espaços de Cidadania, também realizamos encaminhamentos e apoiamos as juventudes e seus familiares na busca por acesso a serviços e benefícios sociais.

Apoie Espaços de Cidadania

Seu apoio fortalece a juventude brasileira

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors