CIEE e IMS se unem ao Ministério da Justiça na estratégia “Crescer em Paz” para divulgação do Estatuto da Juventude versão cartilha da Turma da Mônica Jovem

O Estatuto da Juventude ganhou uma versão em cartilha da Turma da Mônica Jovem. A publicação, que também pode ser acessada gratuitamente em formato digital, tem como objetivo aproximar os jovens de seus direitos por meio de uma linguagem acessível e lúdica. 

A publicação é resultado de uma parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE , o Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, a Secretaria Nacional de Juventude – SNJ  e o Instituto Maurício de Sousa – IMS.

A versão impressa da cartilha foi lançada oficialmente no dia 10 de abril, durante a cerimônia da Estratégia de Justiça e Segurança Pública para Proteção de Crianças e Adolescentes – Crescer em Paz, realizada no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). A versão digital foi disponibilizada em 2024.

Luana Bottini, assessora de Projetos Sociais do CIEE, acompanhou o lançamento ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Luana Bottini, assessora de Projetos Sociais do CIEE, dá entrevista a um repórter da TV Globo Amazônica. Ela aparece de perfil, sorrindo e falando, enquanto segura as mãos diante do corpo. Veste um vestido floral azul e verde com uma echarpe verde e um tecido azul sobre os ombros. Usa óculos de armação clara e acessórios grandes, como anéis e braceletes. Ao fundo, o ambiente interno tem iluminação suave e paredes escuras; um segurança aparece desfocado próximo a uma porta de vidro.
“O jovem é visto como um sujeito por vir, sempre pensando no futuro, mas a gente se preocupa muito com o hoje. Hoje, o jovem tem direito à educação, à saúde, ao lazer e à reflexão sobre o mundo do trabalho. E, com essa cartilha a gente transformou o Estatuto em uma linguagem fácil, acessível e envolvente, para a juventude ter mais acesso às informações, aos seus direitos e saber reivindicá-los”, revelou Luana Bottini.

Estatuto da Juventude – Turma da Mônica Jovem

Na cartilha em quadrinhos “Estatuto da Juventude – Turma da Mônica Jovem”, a história gira em torno da chegada de Jovelina, uma jovem engajada e cheia de atitude, que se muda para o Bairro do Limoeiro. Ao conhecer a Turma, ela se depara com jovens cheios de dúvidas sobre os direitos das juventudes. Com simpatia e conhecimento, Jovelina apresenta à turma o Estatuto da Juventude, explicando, de forma leve e envolvente os direitos garantidos por lei a todos as juventudes brasileiras. Ao longo da narrativa, ela ajuda Mônica, Magali, Cebola e Cascão a entenderem melhor temas como educação, saúde, mobilidade, cultura, trabalho, igualdade racial, diversidade e participação social. A história mistura humor, empatia e situações cotidianas para mostrar como o acesso à informação pode transformar vidas e fortalecer o protagonismo juvenil.

Crescer em Paz

A ação integra o conjunto de 45 medidas previstas na estratégia “Crescer em Paz”, que visa prevenir violências, acolher vítimas e facilitar o acesso à justiça para crianças e adolescentes.  A proposta foi construída de forma intersetorial, com a participação de diferentes secretarias do MJSP e também de outros ministérios como o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC , o Ministério da Educação – MEC e o Ministério da Saúde – MS, além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – UNODC. “O direito de crescer em paz depende de a sociedade participar diretamente e reivindicar os seus direitos. Tudo isso que estamos construindo aqui é fruto de uma mobilização popular que esperamos estar em franco crescimento”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Em um auditório, cinco pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a foto. À esquerda, Luana Bottini, assessora de Projetos Sociais do CIEE, usa vestido estampado azul com verde e uma echarpe verde. Ao lado dela, um jovem de camisa clara segura uma cartilha colorida com o título “Manual do Mundo Jovem”. No centro está o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, usando terno azul-marinho e gravata clara. À direita, duas mulheres — uma de camisa branca e lenço azul, a outra de blazer preto — completam o grupo. Ao fundo, telas exibem o logo do programa “Crescer com Paz” e a imagem de uma criança de costas, correndo.

A versão em quadrinhos do Estatuto da Juventude é mais uma ferramenta para aproximar os jovens de seus direitos, com ela, o CIEE reafirma seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento social.

A versão digital da cartilha Estatuto da Juventude em HQ está disponível para acesso gratuito. Para conhecer o estatuto de forma leve e divertida, clique aqui e confira!

Compartilhe este post:

Conteúdo Relacionado

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors