O estágio é, muitas vezes, o primeiro passo para que estudantes ingressem no mundo do trabalho. Mais comum durante o ensino médio e a graduação, a modalidade permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Por esse motivo, existe a dúvida: o estágio é uma possibilidade para quem está cursando uma pós-graduação? A resposta é sim! Para conferir todos os detalhes sobre o tema, confira as informações a seguir.
Quem faz pós-graduação pode fazer estágio?
O estágio é permitido para estudantes que estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino médio, técnico ou superior. A pós-graduação, por sua vez, se encaixa nesta última categoria, tornando esse tipo de contratação uma opção para profissionais que desejam criar uma rede de contatos e crescer em sua área de escolha.
Sendo assim, se você está realizando uma especialização, MBA, mestrado ou até mesmo doutorado, fazer um estágio pode ser a escolha certa para turbinar sua carreira.
Como funciona o estágio?
Todos os pontos relacionados ao estágio foram regulamentados pela Lei do Estágio, (nº 11.788/2008). Vale ressaltar que as diretrizes são válidas para todos os níveis de escolaridade, não havendo especificidades para quem está realizando uma pós-graduação.
Dentre as principais regras, estão:
- Carga horária reduzida: na maioria dos casos, a jornada não deve ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais;
- Recesso remunerado: o estagiário tem direito a 30 dias de descanso após completar 12 meses em uma empresa;
- Tempo de contrato: o estagiário pode permanecer na mesma empresa por, no máximo, 2 anos;
- Remuneração: em estágios não obrigatórios, o estagiário deve receber uma bolsa-auxílio, que pode variar de acordo com fatores como localização e porte da empresa, além da área de atuação.
- Redução da jornada em dias de prova: nesse caso, a carga horária do estagiário pode ser reduzida pela metade, desde que a empresa contratante seja informada previamente sobre o calendário de avaliações.
É obrigatório fazer estágio na pós-graduação?
O estágio para pós-graduação não costuma ser obrigatório. No caso do Doutorado, no entanto, essa modalidade pode ser exigida para a conclusão do curso, especialmente em atividades de docência, que envolvem o acompanhamento de aulas. Para se certificar sobre essa informação, consulte as regras da sua instituição de ensino.
Benefícios do estágio para pós-graduação
Fazer um estágio na pós-graduação pode ser uma boa escolha para estudantes que se identificam com os tópicos abaixo.
1. Experiência prática
Estagiar é uma forma de aprender na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, especialmente para quem ainda não teve oportunidade de ingressar na área escolhida. Em outras palavras, trata-se de uma porta de entrada para a experiência no mercado de trabalho.
2. Networking
Além de favorecer a troca de conhecimentos e aprendizados, criar uma rede de contatos pode facilitar o crescimento da sua carreira. Lembre-se de que bons relacionamentos podem resultar em uma possível efetivação ou até mesmo indicações futuras.
3. Flexibilidade para conciliar estudos e trabalho
O estágio foi pensado para que o estudante possa se desenvolver na profissão sem atrapalhar suas atividades acadêmicas. Como informamos anteriormente, o estagiário tem algumas vantagens em relação ao trabalhador CLT, como jornada máxima de 30 horas semanais e a possibilidade de sair mais cedo em dias de prova.
Se você deseja atuar na área sem comprometer seu desempenho na pós-graduação, esta é uma das vantagens mais interessantes de optar pela modalidade.
Como conseguir uma vaga de estágio?
Agora que você já sabe que o estágio é permitido para quem está realizando uma pós-graduação, que tal conquistar sua vaga e aproveitar as vantagens?
O CIEE pode te ajudar nessa missão! Somente no ano de 2024, inserimos mais de 180 mil estagiários no mundo do trabalho. Para iniciar a busca pela oportunidade dos seus sonhos, cadastre-se agora mesmo e confira a nossa vitrine de vagas!