Você já ouviu falar da Casa do Carnaval? É como uma máquina do tempo, só que em vez de te levar para o passado, ela te leva em uma jornada emocionante pelas raízes do Carnaval. O museu fica localizado no Pelourinho, centro histórico de Salvador, e através da tecnologia e interatividade conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no coração da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana.
Aqui no CIEE, estamos sempre ligados nas experiências culturais mais sensacionais para enriquecer as vidas dos nossos conviventes e aumentar o senso de pertencimento social. E desta vez, os jovens do Espaço de Cidadania de Salvador realizaram uma visita ao museu. E, olha, foi uma verdadeira imersão na alegria e na história da festa que é a cara da Bahia!
Dentro do museu, você encontra de tudo um pouco: maquetes que mostram o Carnaval em detalhes, roupas usadas por artistas famosos da folia e até instrumentos emprestados por artistas da festa, além de fotos e documentos históricos. E o mais legal: tem até um espaço reservado para dançar fantasiado com os adereços que eles disponibilizam!
Foi uma visita muito legal onde os conviventes do Espaço tiveram a oportunidade de vivenciar as músicas, ritmos e sensações que marcam o maior carnaval de rua do mundo e aproveitaram cada momento. A Poliana, uma das jovens que participou da visita, não nos deixa mentir: “Foi um passeio maravilhoso! Eu não conhecia o Pelourinho e nunca fui no carnaval, ao conhecer a casa do Carnaval eu realmente me senti como se estivesse curtindo a festa”. Ela tem 15 anos, e apesar de nascer e morar em Salvador, essa foi sua primeira visita ao Centro Histórico nem a Casa do Carnaval.
É muito legal entender como os Espaços de Cidadania proporcionam cultura para os conviventes, né? E sabia que com o seu apoio cada vez mais jovens podem ter acesso a essas experiências? Clique aqui e saiba como apoiar.