Contratar um Jovem Aprendiz é uma estratégia inteligente para empresas que buscam renovar seu quadro de colaboradores com novas ideias e perspectivas. Além disso, é uma oportunidade única para que os jovens ingressem no mundo do trabalho, desenvolvendo habilidades e competências essenciais ao lado de profissionais experientes.
Para entender as regras e vantagens relacionadas a este tipo de contratação, confira as informações abaixo. Vamos te ajudar a incluir novos talentos em sua equipe!
O que é o Programa Jovem Aprendiz?
O Programa Jovem Aprendiz é amparado pela Lei da Aprendizagem (Nº 10.097/2000) que busca capacitar jovens e inseri-los no mundo do trabalho. Esta regulamentação permite a contratação legal de pessoas entre 14 e 24 anos, com ou sem experiência anterior, sendo uma ótima oportunidade de primeiro emprego.
Vale ressaltar que, no caso de pessoas com deficiência, não há limitação de faixa etária.
O Jovem Aprendiz também precisa estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio, ou já ter concluído essas etapas, além de estar inscrito em um programa de aprendizagem, com duração máxima de 2 anos.
Ao longo da vigência do contrato, o jovem receberá uma formação técnico-profissional metódica, combinando aulas teóricas e ações práticas realizadas na empresa contratante.
Se você tem interesse em contratar um Jovem Aprendiz via CIEE, clique aqui e entre em contato conosco.
Quem pode contratar um Jovem Aprendiz?
Empresas com 7 ou mais funcionários em funções que exigem formação profissional são obrigadas a contratar jovens aprendizes, de acordo com a lei. O número de aprendizes deve corresponder a uma porcentagem entre 5% e 15% do total de funcionários.
Em outras palavras, negócios com menos de 7 funcionários e Organizações Sem Fins Lucrativos (ONGs) não têm o dever de contratar aprendizes, mas também podem oferecer essas vagas — desde que tenham, pelo menos, um trabalhador registrado e obedeçam o percentual mínimo e máximo de contratação.
Áreas ligadas à administração, finanças, recursos humanos, produção, logística, comércio e varejo, agronegócio, indústria da carne e tecnologia são algumas das principais que usufruem da contratação de aprendizes.
O que é preciso para contratar um jovem aprendiz?
Como explicamos no tópico anterior, algumas empresas têm o dever de contratar Jovens Aprendizes, levando em consideração o seu número de funcionários. Para seguir a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) corretamente, é necessário matricular os jovens em um curso de aprendizagem.
A empresa tem a obrigação de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e produtivo, com oportunidades reais de aprendizado e crescimento profissional.
Por último, mas não menos importante, acompanhar o desempenho do jovem em sua instituição de ensino também é um dever da empresa durante a vigência do contrato.
Como funciona um contrato de aprendizagem?
O contrato de Jovem Aprendiz tem prazo determinado conforme a carga horária do programa, considerando períodos teóricos e práticos, não podendo ser reduzido ou estendido. Nesta categoria, a jornada de trabalho deve ser de quatro ou seis horas diárias.
Após esse período estipulado, caso seja do interesse de ambas as partes, o aprendiz poderá ser efetivado como colaborador CLT (sem prazo determinado). Dessa forma, o programa de aprendizagem pode ser uma verdadeira porta de entrada para o seu quadro de colaboradores.
A empresa que contrata um Jovem Aprendiz é responsável por pagar o valor de um salário equivalente a dois terços do salário mínimo e o aprendiz também tem direito a férias remuneradas, 13º salário e benefícios como vale-transporte e vale-refeição (planos de saúde dependem do acordo coletivo de cada empresa, não sendo um benefício exigido por lei).
Quais são os benefícios de contratar um Jovem Aprendiz?
Contribuir para o desenvolvimento de novos talentos é apenas uma das vantagens de optar pela contratação de aprendizes.
Equipe diversificada
Como informamos anteriormente, um Jovem Aprendiz tem entre 14 e 24 anos. Por pertencerem a uma nova geração, eles trazem olhares diferentes e estão conectados com as tendências atuais, impulsionando a inovação e agregando perspectivas únicas que só a juventude pode oferecer.
Incentivos Fiscais
Além de ser uma forma de contribuir com o futuro profissional de muitos jovens, este tipo de contratação traz diversos benefícios financeiros para as empresas. Os principais são:
- Pagamento de apenas 2% do FGTS (economia em comparação aos 8% para colaboradores CLT);
- Ao contratar um Jovem Aprendiz, empresas registradas no regime tributário Simples Nacional não têm aumento na contribuição previdenciária.
Responsabilidade social
Contar com um aprendiz não é só uma garantia de cumprir a Legislação, mas também uma forma de investir positivamente no futuro de jovens e adolescentes, contribuindo para uma sociedade cada vez mais justa, diversa e igualitária.
Então, que tal começar a planejar a contratação de um Jovem Aprendiz para a sua empresa hoje mesmo com ajuda do CIEE? Clique aqui para abrir sua vaga agora mesmo nas modalidades de Capacitador (orientação teórica em polos presenciais ou ensino a distância) ou Empregador (inserção no dia-a-dia da empresa).
Se você é um gestor ou representante de RH, calcule aqui a quantidade necessária para uma empresa com 7 ou mais funcionários ficar em dia com a atual legislação.
Abra sua vaga com o CIEE
Contribua, conecte-se e cresça junto!