Evento promovido pelo CIEE reuniu especialistas, apresentou dados inéditos sobre a realidade dos jovens e homenageou iniciativas de impacto social.
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE realizou, nesta terça-feira, 29 de abril, o evento Empregabilidade Jovem Brasil – Edição ESG, no Teatro CIEE, em São Paulo/SP. Essa é a primeira edição do evento voltada à temática ESG. A iniciativa reuniu especialistas do setor, autoridades e representantes de grandes empresas e organizações sociais para debater a realidade da empregabilidade jovem no Brasil, trazendo dados atualizados, reflexões e propostas para a inclusão produtiva.
Panorama da juventude brasileira: desafios e oportunidades

A programação contou com a apresentação de um levantamento de dados feitos por Paula Montagner, subsecretária de Estatística e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, que destacou um cenário preocupante: “Temos 5 milhões de jovens que não estão nem trabalhando nem estudando. A maioria é composta por meninas, muitas vezes cuidando da casa. Essa desconexão da sociedade pode gerar um sentimento de reatividade e distanciamento social”, alertou.
Durante sua exposição, Paula Montagner revelou que 53% dos jovens ocupados até 24 anos são celetistas, mas cerca de 67% deles recebem salários abaixo de R$ 1.854, o que revela a necessidade de fomentar o debate sobre a valorização da juventude no mundo do trabalho. Entre as ocupações mais comuns estão auxiliar de escritório, vendedor varejista, operador de caixa, atendente de loja e operador de telemarketing. Contudo, nesse cenário, os desafios da automação de muitos desses empregos e da inteligência artificial reforçam a urgência de qualificar cada vez mais os jovens.
O evento também contou com uma mesa de conversa mediada por Rodrigo Dib, superintendente Institucional e de Inovação do CIEE, ao lado de Paula Fabiani, CEO do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Participaram da discussão Keyla Copes Rodrigues, gerente de Responsabilidade Social na Fundação Sicredi; Wallace da Neves Ribeiro, gerente de Impacto Social na Ambev; e Camila Valverde, diretora executiva da Fundação ArcelorMittal.
Camila Valverde revelou, durante a mesa de debate, que a Fundação ArcelorMittal participou de uma reunião com o Movimento Todos Pela Educação, na qual foi apresentado um panorama preocupante: embora 70% dos jovens brasileiros concluem o ensino médio, apenas 10% demonstram proficiência adequada em matemática.
“Quando nós vemos o mundo caminhando, como a pesquisa do MTE, para as tecnologias e inteligência artificial, nós vamos perdendo a capacidade de incrementar essa área (exatas e tecnologia). É preocupante para a competitividade e crescimento do Brasil. Então, nossa missão, com a Liga STEAM, da Fundação ArcelorMittal, é formar os professores dentro dessa abordagem. Já foram 1.200 escolas que participaram do programa no ano passado, e já formamos mais de 15 mil professores dentro da Liga STEAM. Então, nós estamos trazendo uma habilidade desde a educação infantil até o ensino médio, para que o jovem tenha interesse nessa área”, destacou Camila Valverde, diretora executiva da Fundação ArcelorMittal.

Os integrantes conversaram sobre iniciativas sociais dentro de empresas voltadas à qualificação e empregabilidade, como o BORA Hub, lançado pela Ambev em 2022, o BORA é um hub de inclusão produtiva que reúne empresas, organizações sociais e entes governamentais. A iniciativa atua em mais de 40 projetos em todo o Brasil, com a meta de impactar mais de 5 milhões de pessoas em 10 anos, promovendo ações voltadas à autonomia e ao desenvolvimento socioeconômico.
“Quando você fica muito grande, você se torna líder de um segmento, e a disputa não fica só em vender seus produtos ou ser maior do que seus concorrentes, mas em ter um ecossistema que funcione bem para você poder operar no mercado. Para a Ambev crescer, o Brasil também precisava crescer. Não dá para a gente crescer sozinho; a economia precisava crescer junto. Foi aí que a gente entendeu que o crescimento econômico é uma pauta prioritária para a Ambev, e abraçamos a inclusão produtiva como nossa missão como companhia.”, revelou Wallace da Neves Ribeiro, gerente de Impacto Social na Ambev.
Durante a conversa, Rodrigo Dib reforçou o compromisso do CIEE de ir além da oferta de estágios e aprendizados, fomentando debates importantes para a sociedade: “Nosso compromisso é ser mais que uma casa onde o estudante é acolhido e recebe uma oportunidade, o nosso compromisso também é puxar pautas, para que a gente possa fomentar assuntos que são importantes para o país, porque é assim que a gente vai conseguir alguma mudança sistêmica. Então, quando a gente é grande, e o CIEE é uma organização grande, também tem que saber que seu lugar é de aproximação e de criar espaço para os demais, jogar de mãos dadas com todo mundo. É assim que a gente vê esse momento.”.
Entre as presenças ilustres, esteve também João Victor Mota, diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude no Ministério do Trabalho e Emprego e Patricia Loyola, diretora de Gestão e Investimento Social Corporativo da Comunitas, que levou informações sobre a evolução do Investimento social por empresas do Brasil ao longo dos anos.
Reconhecimento às boas práticas
O momento alto da manhã foi a entrega do Troféu Empregabilidade Jovem Brasil 2025 – Edição ESG, que homenageou investidores sociais que se destacaram no apoio à inclusão produtiva dos jovens brasileiros: como: ALELO, Adecco, ADM – Archer Daniels Midland Company, Alpargatas SA, Amazon, Roche Produtos Químicos e Farmacêuticos, Arcos Dourados, Bayer, Biolab Farmacêutica, Bradesco, Braskem, Caixa Econômica Federal, CI&T, Conhaque, Dasa, Fundação ArcelorMittal, Grupo Fleury, Gerando Falcões, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Pão de Açúcar, Instituto Coca-Cola Brasil, Lenovo, LocaWeb / LWSA, Linkedin, Mobibrasil, Moinhos, Natureza, Nestlé, Nike, ORÁCULO, Plushee, Porto Seguro, Sabesp, Santos Brasil, Schneider Electric, Sicredi, Siemens Healthineers, Sodexo, SUZANO, Totvs, Teleperformance, Unilever, VOKE, XP Inc, Instituto YDUQS, Lojas Renner, Centro de Diversidade, Pepsico, Instituto Phi, Agência São Paulo e CPTM.

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