Para que um profissional faça um bom trabalho em uma determinada função, as competências técnicas fazem toda a diferença. Mas você sabe a importância de avaliar habilidades comportamentais em um processo seletivo?
É aí que entram as soft skills! Elas se referem à maneira como uma pessoa se relaciona com si mesma e com as outras, considerando fatores emocionais e a capacidade de se adaptar a um determinado ambiente.
Alguns exemplos de soft skills são:
✔️ Ética;
🤝 Confiança;
👥 Trabalho em equipe;
💪 Motivação;
📅 Organização;
🗣️ Comunicação.
Além de contribuírem com o crescimento de uma organização, pessoas com competências comportamentais bem desenvolvidas influenciam positivamente o ambiente de trabalho, garantindo um clima positivo e colaborativo.
Como o RH pode avaliar as soft skills?
➡️ Perguntas estratégicas: Durante a entrevista, vale a pena questionar o candidato sobre um desafio que ele já vivenciou e o que fez para resolver o problema. Faça também a clássica pergunta: “quais características você considera mais importantes em uma equipe?”;
➡️ Testes comportamentais: Com base nos valores da empresa, aplicar questionários estratégicos que mapeiam tendências de atitudes;
➡️ Linguagem corporal: Sinais não verbais como gestos, postura e contato visual podem ajudar a avaliar níveis de sinceridade e entusiasmo.