Soft skills: O que são, qual a importância e como avaliar?

Para que um profissional faça um bom trabalho em uma determinada função, as competências técnicas fazem toda a diferença. Mas você sabe a importância de avaliar habilidades comportamentais em um processo seletivo?

É aí que entram as soft skills! Elas se referem à maneira como uma pessoa se relaciona com si mesma e com as outras, considerando fatores emocionais e a capacidade de se adaptar a um determinado ambiente.

Alguns exemplos de soft skills são:

✔️ Ética;

🤝 Confiança;

👥 Trabalho em equipe;

💪 Motivação;

📅 Organização;

🗣️ Comunicação.

Além de contribuírem com o crescimento de uma organização, pessoas com competências comportamentais bem desenvolvidas influenciam positivamente o ambiente de trabalho, garantindo um clima positivo e colaborativo.

Como o RH pode avaliar as soft skills?

➡️ Perguntas estratégicas: Durante a entrevista, vale a pena questionar o candidato sobre um desafio que ele já vivenciou e o que fez para resolver o problema. Faça também a clássica pergunta: “quais características você considera mais importantes em uma equipe?”;

➡️ Testes comportamentais: Com base nos valores da empresa, aplicar questionários estratégicos que mapeiam tendências de atitudes;

➡️ Linguagem corporal: Sinais não verbais como gestos, postura e contato visual podem ajudar a avaliar níveis de sinceridade e entusiasmo.

Até aqui, já deu para perceber o quanto as soft skills são essenciais para o bem-estar individual e coletivo, certo? Conte aqui nos comentários qual delas você considera mais importante em uma empresa!
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