Para quem está planejando ingressar no ensino superior, escolher a modalidade de ensino ideal pode ser um desafio. Afinal, a decisão de cursar uma faculdade de forma presencial, semipresencial ou EaD depende de fatores como o seu objetivo profissional, disponibilidade e até mesmo perfil de aprendizagem.
Vale ressaltar que o diploma tem o mesmo valor em todas as modalidades, desde que o curso seja oferecido por uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Se você precisa de ajuda para entender qual método mais faz sentido para o seu caso, avaliando os prós e contras de cada um deles, confira as informações abaixo!
Ensino presencial
O ensino presencial é considerado como o método mais tradicional de aprendizagem. Ao optar por essa modalidade, o estudante tem acesso à infraestrutura física da instituição de ensino ao longo de toda a sua formação, participando ativamente de aulas ministradas em sala.
Vantagens do ensino presencial
- Interação: para quem estuda presencialmente, a convivência com professores e colegas é constante. Por isso, pode-se dizer que essa modalidade de ensino é ideal para quem deseja criar e manter um bom networking, além de tirar dúvidas em tempo real.
- Infraestrutura: é comum que as instituições de ensino ofereçam ambientes como laboratórios, biblioteca e auditório, que contam com recursos interessantes para facilitar suas atividades acadêmicas e complementar sua formação.
- Rotina: o ensino presencial está atrelado a horários fixos e um ambiente com poucas distrações. Se você tende à procrastinação e tem dificuldade de se concentrar quando está sozinho, essa é a melhor opção para o seu caso.
Desvantagens do ensino presencial
- Deslocamento: quando o assunto é comodidade, o presencial sai perdendo em relação aos outros métodos de ensino. Especialmente se a instituição de ensino for distante da sua residência, será necessário separar um tempo maior na sua rotina para os estudos.
- Custos elevados: por conta da infraestrutura física, é comum que a mensalidade dos cursos presenciais seja mais cara em relação às opções EaD. Além disso, vale considerar os outros gastos que essa modalidade traz, como transporte e alimentação.
- Flexibilidade: os horários fixos podem ser uma desvantagem para quem precisa conciliar as atividades acadêmicas com outros compromissos.
EaD
O Ensino a Distância, mais conhecido como EaD, consiste em aulas remotas por meio de plataformas online. Embora as instituições de ensino tenham polos de apoio presenciais, a maior parte do curso é realizado de forma virtual.
Vantagens do EaD
- Flexibilidade: as aulas EaD permitem que o aluno estude a qualquer hora e em qualquer lugar, sendo a opção ideal para quem mora longe do centro da cidade ou precisa conciliar os estudos com outras responsabilidades.
- Acesso a mais cursos e instituições: como o ensino acontece em um ambiente virtual, o aluno pode optar por instituições de ensino que não estejam localizadas na sua região, ampliando suas possibilidades de escolha.
- Gastos reduzidos: como informamos anteriormente, a modalidade a distância costuma contar com custos mais baixos em comparação ao ensino presencial, sendo uma opção interessante para quem precisa conciliar os estudos com outras prioridades financeiras.
Desvantagens do EaD
- Menos relacionamento: optar pela modalidade EaD significa abrir mão de interações presenciais com professores e colegas, minimizando as possibilidades de networking.
- Autodisciplina: em comparação com o ensino presencial, o EaD exige muito mais disciplina por parte do aluno, já que não existem horários fixos e as possibilidades de distração são maiores. Sendo assim, para quem opta por este método, habilidades como organização, disciplina, gestão de tempo e proatividade são fundamentais.
- Dependência da tecnologia: como o acesso aos conteúdos é realizado de forma online, é necessário ter infraestrutura tecnológica suficiente para acompanhar as aulas, além de estar preparado para lidar com instabilidades de conexão.
Semipresencial
Como o próprio nome sugere, a modalidade semipresencial varia entre aulas presenciais e online, de acordo com a determinação da instituição de ensino e a dinâmica do professor de cada disciplina.
Vantagens do ensino semipresencial
- Para quem quer aproveitar a experiência que só a convivência presencial pode proporcionar, sem abrir mão da praticidade do EaD, estudar de forma semipresencial é a escolha ideal.
Desvantagens do ensino semipresencial
- Nos dias de aulas presenciais, é necessário seguir os horários da instituição de ensino — o que pode ser um problema para quem tem uma rotina corrida e horários pouco flexíveis.
- Assim como ocorre na modalidade EaD, as aulas remotas exigem que o aluno tenha uma estrutura adequada para conseguir acompanhar as aulas, como uma boa internet e um ambiente com poucas distrações.
Para conquistar um estágio, conte com o CIEE
Independentemente da modalidade de ensino escolhida, o mais importante é investir na sua formação para conquistar melhores oportunidades no mundo do trabalho.
Um estágio pode ser o diferencial perfeito para acelerar sua carreira, permitindo que você vivencie a profissão na prática antes mesmo de concluir sua formação.
Para começar, inscreva-se no CIEE e aproveite nossas milhares de vagas. Conectar jovens e estudantes às melhores empresas do Brasil é o nosso objetivo. Cadastre-se agora mesmo!