Conquistar um estágio remunerado é o sonho de muitos estudantes. Afinal, além de ser uma oportunidade de começar a exercer a profissão escolhida, representa a garantia de uma bolsa-auxílio para suprir suas necessidades.
Se você tem dúvidas sobre a diferença entre estágio remunerado e não remunerado e quer conquistar a vaga ideal para o seu caso, confira as informações abaixo.
Como funciona o estágio remunerado?
O termo “salário” é utilizado apenas quando há vínculo empregatício. Como o estágio não é considerado um emprego, o valor que os estagiários recebem é chamado como bolsa-auxílio.
E é exatamente disso que se trata o estágio remunerado. Como o nome sugere, a modalidade ocorre quando um estudante é contratado para exercer na prática os conceitos aprendidos em sua instituição de ensino, recebendo uma remuneração pelo trabalho realizado.
Todas as empresas e organizações que contratam estagiários devem seguir as diretrizes relacionadas à Lei do Estágio. Entre as principais regras estabelecidas, estão:
- Se atentar à carga horária. Na maior parte dos casos, a jornada não deve ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais;
- Garantir que o estagiário seja supervisionado por um profissional experiente durante a execução de suas atividades;
- Conceder um recesso de 30 dias após 12 meses trabalhados em uma mesma empresa.
Para saber tudo sobre a Lei do Estágio, leia nosso artigo completo sobre o tema.
Qual a diferença entre estágio remunerado e estágio não remunerado?
A diferença básica entre os dois termos é que, no estágio não remunerado, o estudante não recebe bolsa-auxílio para exercer suas funções.
Essa questão está relacionada aos dois tipos de estágio que existem no Brasil: obrigatório e não obrigatório.
O estágio obrigatório está previsto no currículo do curso e o estudante precisa fazê-lo para se formar. Nesse caso, o pagamento da bolsa-auxílio é opcional.
Já no estágio não obrigatório, a modalidade não é uma exigência da instituição, mas pode ser feita para complementar o aprendizado do aluno. Nesta opção, é necessário que a empresa pague uma bolsa-auxílio ao estudante.
Qual o valor de um estágio remunerado?
A bolsa-auxílio de um estagiário pode ser maior ou menor de acordo com fatores como:
- Região em que a empresa está localizada;
- Porte e segmento;
- Área de atuação;
- Carga horária;
- Nível de educação exigido.
Embora não haja um valor mínimo pré-estabelecido para a remuneração de estagiários, existem diversas empresas que oferecem um valor competitivo com o objetivo de atrair e reter talentos. Além da bolsa-auxílio, é possível que o estagiário receba benefícios como auxílio-transporte, vale-alimentação e assistência médica.
Quais áreas mais oferecem estágio remunerado?
O CIEE conta com milhares de vagas de estágio remunerado, distribuídas em diversas áreas e em todas as regiões do país. Os segmentos que oferecem o maior número de oportunidades são:
- Administração;
- Direito;
- Marketing;
- Pedagogia;
- Contabilidade.
Como conseguir um estágio remunerado?
Para conquistar uma vaga de estágio remunerado, é necessário preparação do início ao fim de um processo seletivo.
Cadastre-se no CIEE
Para encontrar as melhores oportunidades do mundo do trabalho, o primeiro passo é se inscrever no CIEE. Em nossa plataforma, você pode filtrar vagas de acordo com a sua cidade, área profissional e nível de ensino. Ficou interessado? Cadastre-se agora mesmo!
Atualize o seu currículo
Para que o seu currículo esteja atrativo em comparação aos demais candidatos, é necessário que ele esteja completo e atualizado. Além de preencher seus dados corretamente, é fundamental inserir suas experiências acadêmicas, além de destacar suas habilidades técnicas e comportamentais.
Inscreva-se
Quanto mais você se dedicar a se inscrever em vagas, maiores são as suas chances de conquistar uma oportunidade. Sendo assim, sempre que o seu perfil combinar com a descrição, vale a pena enviar sua candidatura.
Prepare-se para as próximas etapas
Caso você avance para as próximas etapas de um processo seletivo, como entrevista, teste ou dinâmica, este é o momento de dar o seu melhor, demonstrando dedicação e vontade de aprender.
Para ser aprovado em um estágio remunerado, também vale a pena estudar sobre a empresa e se atentar às características da vaga. Boa sorte!