Na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, o Teatro CIEE, em São Paulo/SP, foi palco de uma noite inesquecível: a formatura dos 18 bolsistas do Somos CIEE. A iniciativa, realizada em parceria com a Nike por meio da Fisia (distribuidora oficial da marca no Brasil), garantiu o acesso ao ensino superior para jovens autodeclarados pretos e pardos da Região Metropolitana de São Paulo.
Mais do que a bolsa de estudos, o Somos CIEE garante condições significativas para que esses estudantes permaneçam e concluam seus cursos com dignidade, diminuindo a evasão e ampliando as chances de empregabilidade.
Além da cobertura total das mensalidades, os estudantes também receberam uma bolsa auxílio/suporte financeiro para custeio de transporte e alimentação, bem como acompanhamento psicossocial e apoio profissional durante todo o período de formação, conduzido pelo Somos CIEE.
Foi essa missão que se materializou em uma cerimônia repleta de emoção, conquistas e novos começos. Os formandos, dos cursos de Educação Física, Administração e Tecnologia da Informação da Universidade Anhembi Morumbi, com duração de quatro anos (2022–2025), celebraram muito mais do que um diploma: comemoraram a superação de barreiras e o início de uma nova fase.
A cerimônia contou com a potente apresentação do grupo Turmalinas Negras, que trouxe arte, identidade e representatividade ao palco, reforçando o compromisso do projeto com a diversidade e a força da juventude.
Um palco, 18 conquistas e muitas histórias por trás das medalhas
Durante os discursos, representantes do CIEE e da Nike reforçaram a importância da parceria entre iniciativa privada e terceiro setor no combate à evasão universitária e na promoção da inclusão social.
“No começo da jornada, falamos que ela seria difícil e desafiadora, mas que o final valeria a pena. A educação transforma, abre portas e molda futuros. Cada um deles foi pioneiro em um caminho que trará frutos para muitos outros jovens”, complementou Humberto Casagrande, CEO do CIEE.
“A celebração da graduação dessa primeira turma é a prova concreta de que investir em oportunidades transforma trajetórias. Quando esses jovens iniciaram o programa em 2022, nosso compromisso era promover caminhos para que o talento deles pudesse florescer. Hoje, celebramos não só a conquista acadêmica de cada jovem, mas um legado coletivo que seguirá inspirando vitórias dentro e fora do esporte.”, destacou Bruno Teixeira, gerente Executivo de Comunicação e Propósito da Fisia/Nike.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o discurso dos formandos Luiz Gustavo de Oliveira Diniz e Ana Beatriz De Souza Fitipaldi, que representaram a turma com falas sobre os obstáculos enfrentados e a importância de contar com suporte real para seguir em frente. Suas palavras traduziram o sentimento coletivo de superação, orgulho e gratidão, e deixaram claro que o Somos CIEE foi, para muitos, o ponto de virada em suas trajetórias.
A medalhista olímpica Fernanda Garay, que é paraninfa da turma e acompanhou os jovens durante toda a sua trajetória, foi a responsável pela entrega simbólica de medalhas no lugar dos tradicionais canudos, em um momento repleto de emoção.
Entre flashes, risadas, reencontros e abraços apertados, a formatura do Somos CIEE foi mais do que um evento: foi um marco. Um lembrete de que, com apoio, acesso e confiança, é possível transformar vidas e reescrever histórias.
Mais um capítulo de conquistas
Os jovens que se formaram no dia 05/12/2025 fazem parte da segunda turma de bolsistas que completam sua jornada no Ensino Superior por meio das bolsas de estudo concedidas pelo Somos CIEE, e os primeiros a contarem com a parceria da Nike, que continua a todo vapor.
Em 2023, os primeiros 25 bolsistas do Somos CIEE concluíram seus estudos na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPSP, nos cursos de Administração e Sociologia e Política, servindo de exemplo para muitos outros jovens que buscam seguir o mesmo caminho.

