Para se destacar em sua área de atuação, é importante que o estudante desenvolva experiência prática. Nesse sentido, existem as vagas de estágio, que têm como objetivo complementar os conhecimentos adquiridos em cursos de diversos níveis.
Se você está regularmente matriculado em uma instituição de ensino e deseja ingressar no mundo do trabalho, este tipo de contratação pode ser interessante para o seu caso.
Para entender o que é estágio, como fazer e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, confira os tópicos a seguir!
O que é estágio?
O estágio é uma oportunidade para que os estudantes se familiarizem com o ambiente profissional, considerando os conhecimentos teóricos obtidos durante o curso.
Em muitos casos, o estágio é a primeira experiência profissional do estudante, sendo permitido a partir dos 16 anos de idade. No entanto, é importante ressaltar que não há uma faixa etária máxima para que alguém se torne estagiário — por este motivo, também não é incomum que pessoas em transição de carreira optem por este modelo de contratação.
Como funciona um estágio?
Para garantir que o estagiário seja introduzido de forma eficiente na área escolhida, é necessário que a sua atuação seja supervisionada por um profissional experiente, que se torna responsável por acompanhar suas atividades.
Por não gerar vínculo empregatício, o estágio não é considerado um emprego. Mesmo assim, existem oportunidades que oferecem bolsa-auxílio ao estudante, além de outros benefícios.
Empresas e instituições que contratam estagiários devem seguir as diretrizes estabelecidas pela Lei do Estágio, que reúne regras para garantir que os estudantes possam conciliar suas atividades profissionais e acadêmicas.
O que diz a Lei do Estágio?
A Lei nº 11.788, mais conhecida como Lei do Estágio, foi criada em 2008 para regulamentar diversos pontos ligados à contratação desses profissionais, como carga horária, necessidade de supervisão e recesso remunerado. Em outras palavras, suas regras determinam os direitos e deveres de todas as partes envolvidas. Confira a seguir os principais pontos ligados à lei.
Carga horária
Existem três possibilidades a serem seguidas:
- Jornada máxima de seis horas diárias e 30 horas semanais para estudantes do ensino superior, profissionalizante ou ensino médio regular;
- Jornada máxima de quatro horas diárias e 20 horas semanais para estudantes de educação especial ou que estão últimos anos do ensino fundamental;
- Jornada máxima de oito horas diárias e 40 horas semanais para estudantes de cursos que reúnem teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais.
Vale ressaltar que o estagiário pode permanecer em uma mesma empresa pelo período máximo de dois anos.
Recesso
Após 12 meses de atuação em uma empresa, os estagiários têm direito a um recesso de 30 dias. Se o estágio durar menos de um ano, o recesso deve ser proporcional ao período trabalhado.
Caso o estudante receba bolsa-auxílio (obrigatória no caso de estágios extracurriculares), este período também deve ser remunerado.
Termo de Compromisso de Estágio
O Termo de Compromisso de Estágio é o documento que formaliza o vínculo entre o estudante, a instituição de ensino e a empresa, estabelecendo as responsabilidades de cada parte envolvida. Neste documento, devem constar informações como:
- Cargo e função do profissional que irá supervisionar o estagiário;
- Área do estágio e plano de atividades (que devem ter relação com o curso realizado pelo aluno);
- Informações sobre a jornada de trabalho;
- Data de início e término;
- Valor da bolsa-auxílio, auxílio-transporte e outros benefícios.
Em uma periodicidade mínima de seis meses, o concedente deve enviar à instituição de ensino um relatório sobre as atividades realizadas pelo estudante. Vale lembrar que também é dele a responsabilidade de garantir o cumprimento das informações expostas no contrato, além de garantir um ambiente adequado para a realização do estágio.
Quais são os tipos de estágio?
Basicamente, o estágio pode ser classificado de duas maneiras: obrigatório ou não obrigatório.
Quando o estágio está previsto no currículo do curso e o estudante precisa fazê-lo para se formar, a atuação é considerada como estágio obrigatório.
Já o estágio não obrigatório, que também pode ser chamado como estágio extracurricular, é realizado quando a modalidade não é exigida pelo curso, mas pode ser feita para complementar a formação acadêmica do estudante.
Estagiário recebe salário?
O termo “salário” é utilizado quando há vínculo empregatício. No caso do estágio remunerado, o valor oferecido é chamado como bolsa-auxílio.
Em estágios não obrigatórios, as empresas devem pagar uma bolsa-auxílio ao estudante. Já em estágios obrigatórios, o oferecimento desta remuneração é opcional.
O valor da bolsa-auxílio pode variar de acordo com diversos fatores, como o porte da empresa, localidade e área de atuação.
Qual a importância de fazer estágio?
A modalidade de estágio foi especialmente estruturada para que o estudante desenvolva habilidades condizentes com a profissão que escolheu seguir. Dessa forma, funciona como uma oportunidade de colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula, além de se familiarizar com o ambiente profissional.
Com a experiência adquirida em um estágio, se torna muito mais simples encontrar um emprego na área após o término do contrato. Por isso, pode-se dizer que esse é o primeiro passo para a construção de uma carreira de sucesso.
Como fazer estágio?
Para que um estudante seja aprovado na vaga de estágio ideal de acordo com suas competências, é necessário ter um currículo bem estruturado e se preparar para as mais diversas etapas de um processo seletivo.
Faça um currículo atualizado
Mesmo que você ainda não tenha nenhuma experiência profissional, é possível elaborar um bom currículo considerando suas habilidades e vivências. Sendo assim, vale a pena incluir:
- Informações pessoais como nome completo, e-mail e cidade;
- Objetivo profissional. Ex: vaga de estágio em administração;
- Habilidades e competências que podem ser úteis para a vaga;
- Formação acadêmica;
- Idiomas;
- Cursos e certificações.
Estude a cultura da empresa
Para se destacar em um processo seletivo, é imprescindível avaliar se os valores da empresa são compatíveis com os seus, além de demonstrar seus conhecimentos sobre a cultura da organização.
Lembre-se de que as soft skills (habilidades comportamentais, emocionais e sociais) também são importantes para quem deseja conquistar a tão sonhada aprovação.
Inscreva-se em vagas de estágio
Quem deseja conseguir um estágio deve ficar atento às principais novidades que surgem no mundo do trabalho. Você sabia que o CIEE conta com uma vitrine de vagas? São milhares de oportunidades nas melhores empresas do Brasil.
Agora que você já sabe o que é estágio, como funciona e qual a importância de fazer, vale a pena preencher ou atualizar seus dados em nossa plataforma e começar a se inscrever em vagas compatíveis com o seu perfil. Boa sorte!