Entrar em uma faculdade é um grande passo para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso. Para que estudantes tenham acesso facilitado ao ensino superior, existe o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado anualmente no Brasil.
A nota de corte para conquistar uma vaga pode variar de acordo com a instituição e o curso escolhido. Quanto maior a concorrência, mais a necessidade de estar bem preparado para o exame se torna evidente.
Se você tem dúvidas de como estudar para o ENEM e transformar seu futuro, os tópicos abaixo irão te ajudar. Leia agora!
Por que é importante fazer o ENEM?
Fazer o ENEM é a escolha ideal para quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio e tem algum dos objetivos abaixo:
- Ingressar em uma universidade pública (Sisu);
- Conquistar uma bolsa de estudos em instituições privadas (Prouni);
- Ter acesso a um financiamento estudantil (Fies).
Quando é o ENEM em 2025?
As provas do ENEM serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro de 2025. As inscrições para o exame estarão abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
8 dicas de como estudar para o ENEM
Para ter um bom resultado na prova do ENEM, é necessário se dedicar. Quanto antes você começar a se preparar, maiores são as chances de que você alcance seus objetivos.
1 – Elabore um cronograma de estudos
Além da redação, o ENEM conta com quatro áreas de conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
Para melhorar seu desempenho em cada uma dessas disciplinas, vale a pena dividi-las de acordo com os dias da semana. Lembre-se de inserir o cronograma em um local estratégico, seja de forma física ou digital, facilitando a visualização no dia a dia.
2 – Organização é o ponto-chave
Além de um planejamento focado nos principais temas a serem abordados na prova, é importante definir horários específicos para os estudos, considerando as especificidades da sua rotina. Se possível, escolha um local silencioso e confortável, longe de distrações.
3 – Leia o edital
O edital do ENEM é o documento que reúne as principais informações sobre o exame, como critérios de avaliação, regras de participação e divulgação dos resultados, incluindo orientações aos estudantes sobre como utilizar a nota para entrar no ensino superior. Sendo assim, se atentar às diretrizes do documento também é uma forma de se preparar e entender os próximos passos.
4 – Faça as provas anteriores
O ENEM segue um modelo específico para as suas avaliações. Mesmo que as questões sejam diferentes a cada ano, se adaptar ao formato é um excelente método de estudo.
Você pode encontrar todas as provas e gabaritos no site oficial do Governo Federal.
5 – Acompanhe notícias constantemente
Se você quer descobrir como estudar para o ENEM de forma eficiente, vale a pena se atentar a um ponto muito importante: o conteúdo da prova não se resume às disciplinas tradicionais. Nesse sentido, acompanhar as notícias do Brasil e do mundo pode fazer a diferença para o seu desempenho em questões que envolvam atualidades, além de servir como uma boa bagagem na redação.
6 – Faça redações com frequência
A redação tem um peso muito importante para a pontuação do ENEM, representando 20% da nota final. A avaliação tem como base os seguintes critérios:
- Domínio da língua portuguesa;
- Compreensão da proposta da redação;
- Capacidade de organização e argumentação;
- Conhecimento de mecanismos linguísticos;
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema apresentado.
Para escrever um texto que se adeque aos critérios exigidos, vale a pena entender a estrutura ideal esperada para a redação e praticar escrevendo sobre temas da atualidade.
Em muitos sites, é possível encontrar redações que alcançaram nota máxima no exame. Analisá-las pode ser uma boa opção para complementar seu estudo.
7 – Elabore resumos
Os resumos são uma forma eficiente de revisar o conteúdo estudado, facilitando a visualização e a memorização das informações. Em outras palavras, trata-se de uma boa estratégia para otimizar sua rotina de aprendizagem.
8 – Lembre-se da importância do descanso
Sabemos que ter um bom desempenho no ENEM é uma grande preocupação para você que chegou até o final deste artigo. No entanto, o equilíbrio entre estudo e lazer faz toda a diferença para a sua concentração a longo prazo. Se possível, tire um dia da semana para relaxar a mente, focando em tarefas que não estejam relacionadas ao seu objetivo profissional.
Quando for buscar um estágio, conte com o CIEE
Quem está regularmente matriculado em uma instituição de ensino pode se candidatar a vagas de estágio. No CIEE, você tem acesso a milhares de oportunidades nas melhores empresas de todo o Brasil. Cadastre-se agora mesmo!