CIEE e Estadão celebram o mês dos professores com dois prêmios de reconhecimento aos grandes nomes que contribuem para educação no Brasil
Nesta terça-feira (15), data proclamada pela UNESCO como Dia Mundial dos Professores, subiram ao palco do Teatro CIEE, em São Paulo (SP), dois grandes educadores que somam-se ao hall de vencedores dos nossos tradicionais prêmios para reconhecimento daqueles que contribuem ativamente para o desenvolvimento da educação no Brasil.
A cerimônia, realizada em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), destacou e consagrou as trajetórias do professor, escritor, filósofo, historiador e pedagogo Arnaldo Niskier como o vencedor da 27ª edição do Prêmio Professor Emérito, e também da diretora-superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Laura Laganá, que recebeu o Prêmio Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita 2024.
Realizado desde 1997, no ano passado esta homenagem passou a ser dividida em duas categorias igualmente importantes. O já clássico reconhecimento do Professor Emérito, que é reservado para aqueles que se destacaram pela dedicação à educação brasileira.
Já o Guerreiro da Educação foi criado em 2023 para homenagear aqueles que também contribuíram significativamente para esta nobre área, atuando fora do magistério, mesmo que não sejam professores de profissão. A presidente do Instituto Ayrton Senna e irmã do piloto tricampeão de Fórmula 1, Viviane Senna, foi a primeira agraciada nesta categoria.
“Quem compartilha o que sabe muda a história de quem aprende. Além disso, é com grande satisfação que anunciamos este ano uma atualização nos troféus visando acompanhar a evolução e modernidade da educação. As peças foram redesenhadas, trazendo um layout mais contemporâneo, que reflete o compromisso com a inovação e a valorização de nossos mestres”, destaca Humberto Casagrande, CEO do CIEE. O novo design dos troféus foi elogiado por Arnaldo Niskier e o Professor Emérito 2024 afirmou que gostaria de estampar a capa de um próximo livro com uma imagem do prêmio.
Atualmente o rol de homenageados do Prêmio Professor Emérito é composto por nomes como o de Ruth Cardoso, Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Luiz Décourt, José Pastore, Hélio Guerra, Antônio Candido, Paulo Vanzolini, Paulo Nogueira, Crodowaldo Pavan, Ives Gandra, Evanildo Bechara, Adib Jatene, José Cretella Júnior, Angelita Gama, Delfim Netto, William Saad Hossne, José Goldemberg, Celso Lafer, Rubens Ricupero, Roberto Rodrigues, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Nathanael Pereira de Souza, Raul Cutait, Sônia Guimarães, Ivette Senise Ferreira e Vahan Agopyan.
Representantes das instituições organizadoras dos dois prêmios e caravanas dos familiares dos dois homenageados também participaram do evento e prestigiaram a solenidade. “A figura do professor é muito importante e deveria ser muito mais valorizada no nosso país. Essa é uma data festiva de reconhecimento ao trabalho de todos os professores e professoras”, disse José Augusto Minarelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE-SP e presidente do CIEE Nacional, que congrega os 7 CIEEs autônomos no Brasil.
Assista abaixo, na íntegra, a nossa transmissão da cerimônia de entrega dos prêmios Professor Emérito e Guerreiro da Educação 2024: