O feedback é o momento que os seus funcionários têm para entender como estão sendo vistos e quais habilidades e competências precisam ser melhoradas. E não pense que este é um momento temido não, na verdade, isso contribui para manter a equipe mais engajada e motivada, pois conseguem visualizar que seu trabalho é valorizado e que há espaço de crescimento. Então, separamos algumas dicas de como incorporar uma cultura de feedback construtivo para que promova um momento de comunicação aberta e efetiva.
Feedback contínuo: Não espere o final do ano para dar um retorno sobre o trabalho do seu funcionário, forneça feedback de forma regular, principalmente após os momentos que o motivaram.
Assertividade: Seja específico ao dar um feedback, destacando quais os comportamentos ou resultados que estão sendo elogiados ou que devem ser melhorados.
Feedback Construtivo: Nem sempre será apenas elogios, haverá pontos que devem ser melhorados e a forma como isso é abordado muda tudo. Pontue as situações que foram avaliadas e ofereça sugestões e orientações claras de como o funcionário pode melhorar.
Escuta ativa: Um bom feedback é mútuo, então, escute o que o seu funcionário tem a falar sobre a sua liderança e a dinâmica de trabalho. Isso ajuda a criar um ambiente de confiança e garante que todos os processos propiciam um melhor rendimento da equipe.
Acompanhe o desenvolvimento: O feedback é só uma parte de um plano maior de desenvolvimento. Por isso, apoie seu funcionário na definição das melhorias, trabalhando com metas, isso torna o feedback mais concreto e garante uma melhoria contínua.
Comunicação aberta e construtiva é a chave para o desenvolvimento profissional e o sucesso da sua equipe. Não deixe de reconhecer o bom trabalho e apontar áreas de melhoria, pois isso impulsiona a evolução contínua.
Quando incorporado no dia a dia da empresa, dar feedbacks produtivos não consome muito tempo, além de impactar de forma positiva no desempenho da equipe. Lembre-se de incluir seus estagiários e aprendizes no momento de feedback, para eles, que ainda estão aprendendo, é um momento valioso para se sentirem acolhidos e parte do time.