Inicio do conteúdo site.
Racismo: entrevista com José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares

Por que ainda discutimos racismo em pleno século 21?

A pergunta foi feita ao professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, entrevistado do Pensando o Brasil com Adalberto Piotto, pela TV CIEE.

E ele responde:

“Talvez pela limitação humana de poder avançar para além de suas potencialidades”.

E ele complementa falando da necessidade de transformação do indivíduo, inclusive espiritual, para liberar as amarras que nos impedem de progredir como sociedade, dar um “salto civilizatório” para superar as contradições e agressões à civilidade, dadas pelo racismo, que impactam inclusive a forma de contratar profissionais e impedir o acesso de negros a postos de comando ou de decisão em empresas. A falta de diversidade em cadeias de comando, sobretudo na comunicação, tem gerado transtornos às marcas, vítimas do que ele classifica de “postura intelectual do atraso”, um “racismo anuançado”.

José Vicente volta a citar Martin Luther King, Nelson Mandela e o Mahatma Gandhi para se opor à violência nas manifestações recentes e defender o diálogo.

A conversa ainda versa sobre as escolhas equivocadas de valores e a dubiedade da sociedade brasileira na educação básica, mas que a mudança, em tudo, pode ser conquistada com a verdade e o desejo real por querer fazer diferente e melhor.