Inicio do conteúdo site.
4 Ases , ciee , Dreadnoughts Internacional , Humberto Casagrande , Ibsen Costa Manso , Moisés Rabinovici , pandora , pandora papers , Paulo Guedes , Tony Blair , unesp , Walter Fanganiello Maierovitch

Pandora: a que tudo dá... a que tudo tira

Reza a lenda e beleza da mitologia que a Caixa de Pandora, ao ser aberta, deixa todos os males escaparam. Menos a esperança. Filha de Hefeste e de Atena, seu nome intitula os Pandora Papers, farto material levantado por um imenso consórcio de jornalistas investigativos. O cenário político-econômico internacional está de ouvidos atentos – embora moucos. O ministro da economia e o presidente do Banco Central do Brasil têm milhões de dólares em ‘paraísos fiscais’ por meio de empresas ‘offshore’. A Dreadnoughts Internacional, nas Ilhas Virgens Britânicas, é de Paulo Guedes e sua filha – com entrada posterior de sua esposa. A de Roberto Campos Neto se chama Cor Assets (as iniciais do próprio nome, ao contrário) e fica no Panamá. São legais? O programa semanal 4 Ases tem especialistas em diferentes áreas: Justiça, Política, Economia e Internacional.

O programa é apresentado ao vivo nos canais do YouTube e Facebook do projeto, disponibilizado nas próprias redes sociais, e pela página no Linkedin do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, apoiador institucional juntamente com a Fundação Editora da UNESP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. O Portal e a Revista IMPRENSA são parceiros de conteúdo e distribuem o programa em seus canais digitais.

Além da legalidade ou não das offshores, Wálter Fanganiello Maierovitch também vai examinar a aprovação da volta dos showmícios nas próximas campanhas eleitorais, tema que entra no Supremo Tribunal Federal nessa quinta-feira, 07/10.

O que os ‘mercados’ pensam das offshores? Humberto Casagrande questiona, principalmente, o conflito de interesses.

O que há de comum entre o Rei Abdullah II, da Jordânia, e o ex-primeiro ministro inglês, Tony Blair? Moises Rabinovici conversa sobre os 12 milhões de documentos apresentados pela Pandora Papers.

Entre os dias 19 e 20 de outubro, o Brasil vai descobrir o relatório final da CPI da Pandemia. Ibsen Costa Manso antecipa as consequências políticas…

OS 4 ASES:
HUMBERTO CASAGRANDE, consultor financeiro e autor de várias obras sobre economia;
IBSEN COSTA MANSO, jornalista, analista político, palestrante, destacou-se no jornal O Estado de S. Paulo e na GloboNews;
MOISÉS RABINOVICI, jornalista, foi correspondente internacional em Jerusalém, Washington e Paris;
WÁLTER FANGANIELLO MAIEROVITCH, desembargador aposentado, ex-Secretário Nacional Antidrogas e presidente do Instituto Giovanni Falcone, é comentarista da rádio CBN.