Inicio do conteúdo site.

O que a assistência social pode fazer para você? MinCid Explica

O que a assistência social pode fazer para você? – Explicação sobre o que é a política nacional de assistência social no brasil e como ela está articulada com outras áreas como saúde, educação, trabalho, entre outros.

Você sabe o que é assistência social?

A assistência social é uma política pública garantida pela Constituição Federal e que possibilita a todos que vivem no Brasil ter seus direitos mais básicos garantidos.

Por meio dela, as pessoas vulneráveis ou que enfrentam dificuldades na família ou na convivência com a comunidade têm apoio, orientação, acolhimento e proteção, além de encaminhamento aos serviços da assistência social ou a outras políticas públicas, como saúde e educação.

A gestão da política de assistência social é compartilhada entre União, Estados e municípios. Cada ente tem a sua responsabilidade, mas todos trabalham juntos para que você possa ter acesso a benefícios e serviços de qualidade.

Agora que você já sabe o papel da assistência social, você precisa conhecer o Sistema Único de Assistência Social, também chamado de SUAS. É ele que organiza toda a política de assistência social e oferece apoio a você, à sua família e à comunidade no enfrentamento de dificuldades que existem.

O SUAS reúne serviços, benefícios, programas e projetos que garantem o seu direito à proteção social e à cidadania, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, do apoio à inclusão social, do enfrentamento da pobreza e da redução de situações como violência intrafamiliar, trabalho infantil e ato infracional. Também oferece acolhimento, mais conhecido como abrigo, para pessoas em situação de abandono, sem família ou que tenham que viver por algum período afastadas da família por decisão da Justiça.

O SUAS está presente em todo o Brasil com uma extensa rede de unidades públicas, que realizam atendimentos individuais e coletivos para crianças, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e outros públicos. Todos os serviços oferecidos pela rede do SUAS são gratuitos!

O atendimento nessas unidades é feito por profissionais como assistentes sociais e psicólogos, que procuram compreender a situação de cada pessoa e atuam para melhorar as condições de vida, de relacionamento e de inclusão social.

Você já deve ter ouvido falar sobre os Cras, Creas ou Centros Pop. Essas são as unidades públicas que fazem parte do SUAS. Mas há também a rede privada, composta por entidades que oferecem alguns serviços da assistência social e são muito importantes para a consolidação da rede do SUAS.

No SUAS também há a oferta de benefícios assistenciais concedidos a públicos específicos de forma integrada aos serviços da assistência social, como o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, contribuindo assim para a superação de situações de vulnerabilidade.

O Cadastro Único também está na rede do SUAS. São os profissionais da Assistência Social que cadastram as famílias de baixa renda para que elas possam ter acesso a diversos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Programa Cisternas, entre outros. Vamos falar mais sobre o Cadastro Único em outro vídeo.

É importante lembrar que o SUAS atua em rede. Isso significa que a política de assistência social está articulada a outras políticas públicas, como saúde, educação, trabalho e habitação. Por isso, nós dizemos que a assistência social é a porta de entrada dos programas sociais.

Pronto, agora você já sabe o que é a assistência social e o que ela oferece. Nos próximos vídeos vamos conhecer mais sobre as unidades, os serviços e benefícios aos quais você tem direito.

INSCREVA-SE NO CANAL: http://bit.ly/ciee-youtube

SITE DO CIEE: https://www.ciee.org.br

ACOMPANHE O CIEE
• Facebook: http://bit.ly/ciee-facebook
• Twitter: http://bit.ly/ciee-twitter
• Instagram: http://bit.ly/ciee-instagram
• LinkedIn: http://bit.ly/ciee-linkedin