Inicio do conteúdo site.
4 Ases , ciee , Coronabond , Donald Trump , Fundação Editora da Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho , Gilmar Mendes , Humberto Casagrande , Ibsen Costa Manso , Jair Bolsonaro , Joe Biden , Moisés Rabinovici , Paulo Guedes , STF , Vladimir Putin , Walter Fanganiello Maierovitch

Navegar é preciso

Inspirados em Fernando Pessoa, os 4 Ases comentam as atitudes do STF, dos presidentes Vladimir Putin e Jair Bolsonaro e do ministro da economia, Paulo Guedes. Com temas bem variados, a edição 12 do programa 4 Ases analisa as polêmicas pelo Brasil e pelo mundo.

O programa é distribuído às quintas-feiras nas redes sociais do projeto e também pelos canais digitais do CIEE, o Centro de Integração Empresa-Escola, e da Fundação Editora da Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho. As duas entidades são apoiadoras institucionais do projeto.
Humberto Casagrande relembra uma proposta que ele e vários empresários apresentaram ao ministro Paulo Guedes. E que foi rejeitada. Seria um Fundo de longo prazo, uma espécie de ‘Coronabond’, como financiamento da ajuda emergencial. O modelo seria igual ao que foi feita durante a Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, Alemanha-Itália-Japão. Teria sido a solução? Ainda dá tempo, diz o comentarista econômico do 4 Ases.

A Áustria virou palco de uma inédita mesa-redonda: Reino Unido fez parceria com a União Europeia para retomar o Acordo Nuclear com o Irã. Donald Trump tinha tirado os Estados Unidos da empreitada. Joe Biden assiste as tratativas. Moisés Rabinovici comenta as recentes ações militares de Israel na região e, também, a recente amizade entre a Rússia e a China, o que mexe nesse tabuleiro.
Walter Fanganiello Maierovitch analisa os ‘shows’ que tem o STF como palco. Nesta semana, o julgamento sobre liberar ou não os cultos religiosos, proibidos pelos governos estaduais, cedeu espaço para Gilmar Mendes atacar os pretendentes por uma vaga: o procurador Augusto Aras e o advogado-geral da União, André Mendonça. O jurista do 4 Ases ironiza essas intenções e relembra quem já disso que não se ‘postula’ o Supremo. Apenas se é indicado…

A reeleição de Jair Bolsonaro está em risco. É o que mostra uma pesquisa da XP-Ipespe apresentada pelo analista político Ibsen Costa Manso, onde o atual presidente sofre pela queda da economia, pela péssima administração contra a pandemia e, principalmente, com a volta do ex-presidente Lula no cenário político. E agora, Jair?

OS 4 ASES:
HUMBERTO CASAGRANDE, consultor financeiro, autor e CEO do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE);
IBSEN COSTA MANSO, jornalista, analista político, palestrante, destacou-se no Estadão e na Globo News;
MOISÉS RABINOVICI, jornalista, foi correspondente internacional em Jerusalém, Washington e Paris;
WALTER FANGANIELLO MAIEROVITCH, jurista, desembargador aposentado e presidente do Instituto Giovanni Falcone.