Inicio do conteúdo site.
4 Ases , Bolsonaro , Daniel Ortega , Humberto Casagrande , Ibsen Costa Manso , Moisés Rabinovici , PEC dos precatórios , STF , Supremo Tribunal Federal , Walter Fanganiello Maierovitch

"As óperas dos malandros" no Brasil e no mundo

A “malandragem” do orçamento secreto não foi muito longe, com o veto do STF às manobras em direção ao poder político estabelecido pelo dinheiro. Wálter Fanganiello Maierovitch analisa a decisão da ministra Rosa Weber, o apoio aos demais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a defesa da democracia contra a ‘plutocracia’, quando o poder se estabelece pelo dinheiro.

Por essas e outras é que a edição 43 do programa semanal ‘4 Ases’ remonta à Ópera do Malandro, inspirada em outra – a dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht. O malandro explora a cantora do cabaré e vive de truques, mas chega a filha do dono do estabelecimento e também monta seu esquema… quem paga a conta?

Para ocupar o quarto mandato presidencial na Nicarágua, Daniel Ortega faz suas manobras “democráticas”, que lhe renderam cumprimentos dos colegas da Venezuela, Bolívia e Rússia, e críticas severas dos EUA. Moisés Rabinovici analisa a vitória dúbia de Ortega, em que todos os principais oponentes acabaram na cadeia antes do pleito. Em Terra Brasilis, Ibsen Costa Manso analisa os possíveis desdobramentos da filiação do presidente Bolsonaro ao PL, a PEC dos precatórios e o conflito do Legislativo com o Judiciário. Humberto Casagrande arremata com as consequências domésticas dos movimentos dessas peças do ‘xadrez nacional’, destacando o evidente recuo dos investidores e as consequências desse afastamento para a economia.

Nesta quinta-feira, 11 de novembro, o programa ‘4 Ases’ volta ao horário normal, com transmissão ao vivo, às 17h. O 4 Ases é apresentado nos canais do YouTube e Facebook do projeto, disponibilizado nas próprias redes sociais e pela página no LinkedIn do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, apoiador institucional do projeto juntamente com a Fundação Editora da UNESP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. O Portal e a Revista IMPRENSA são parceiros de conteúdo, distribuindo o programa em suas redes sociais.

OS 4 ASES:
HUMBERTO CASAGRANDE, consultor financeiro e autor de várias obras sobre economia;
IBSEN COSTA MANSO, jornalista, analista político, palestrante, destacou-se no jornal O Estado de S. Paulo e na GloboNews;
MOISÉS RABINOVICI, jornalista, foi correspondente internacional em Jerusalém, Washington e Paris;
WÁLTER FANGANIELLO MAIEROVITCH, desembargador aposentado, ex-Secretário Nacional Antidrogas e presidente do Instituto Giovanni Falcone, é comentarista da rádio CBN.