Inicio do conteúdo site.
11 juízes e uma sentença. E mais: 2022, Marte e vale-Covid-19.

Com apresentação do jornalista Adhemar Altieri, da MediaLink, quatro temas fortes agilizam esta edição. O jurista Walter Fanganiello Maierovitch comenta o assunto mais polêmico da semana: a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes (‘Xerife’, como diz nosso Ás em Direito), apoiado unanimemente pelo STF. Entre os 3 Poderes, o Legislativo decide a validade da prisão e a manutenção ou não do mandato, enquanto o Executivo prefere (até quando?) silenciar.

O analista político Ibsen Costa Manso pondera: 2022 já começou? A lista de candidatos a Presidente da República é reincidente em alguns nomes e aguarda novos atores. Com muita sede ao pote – a começar por quem quer a reeleição, Jair Bolsonaro (sem partido) – vários nomes hidratam-se com os rachas dos partidos nas recentes eleições do Congresso.

O especialista em política internacional Moisés Rabinovici explica o significado geopolítico da nova corrida espacial para Marte. Países distintos como Emirados Árabes Unidos, China e EUA estão na órbita do planeta vermelho – enquanto outros ficam de olho. O Brasil saiu do páreo, depois de algumas tentativas ao longo do século 20 e começo do 21, apesar de ter um ministro que já foi astronauta. Na pasta de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes dá as costas para os cientistas e investe em falsos remédios para a Covid-19 – como dizem os 4 Ases.

O consultor e educador Humberto Casagrande questiona: o novo auxílio emergencial é viável? Como o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai pagar, sem estourar o teto de gastos? Todos concordam que é necessária para salvar vidas e retomar a economia, mas ninguém quer cortar de seus benefícios, seja no funcionalismo público, seja nos incentivos fiscais. As Reformas no Congresso podem ajudar – caso os congressistas e o próprio Executivo as apoiassem.

Os 4 Ases:
HUMBERTO CASAGRANDE, consultor financeiro, autor e CEO do Centro de Integração Empresa-Escola; IBSEN COSTA MANSO, jornalista, analista político, palestrante, destacou-se no Estadão e na Globo News; MOISÉS RABINOVICI, jornalista, foi correspondente internacional em Jerusalém, Washington e Paris; WALTER FANGANIELLO MAIEROVITCH, jurista, desembargador aposentado e presidente do Instituto Giovanni Falcone.