Inicio do conteúdo site.
Em primeiro plano uma câmera grava a conversa de Edvania com Claudia no estúdio do program Vida Melhor

Aprendizagem impulsiona empregabilidade de jovens e adolescentes

24 de setembro de 2019
Iniciativa capacita e dá oportunidade para jovens entre 14 e 24 anos incompletos

A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) se aproxima dos seus 20 anos de existência, mas segue pouco compreendida por parte das empresas e também da população. Com o objetivo de combater o trabalho infantil e erradicar a evasão escolar, a iniciativa estabelece que empresas de médio e grande porte reservem uma cota de 5 a 15% para a contratação de jovens entre 14 a 24 anos incompletos, sendo estudantes do ensino Fundamental, Médio, Técnico ou já formado.

De acordo com Edvânia Silva, líder Técnica de Aprendizagem do CIEE, o programa de aprendizagem requer o conhecimento teórico e prático. “Na capacitação teórica o jovem desenvolve habilidade e competências para o mundo do trabalho”, conta. Vale ressaltar que o conteúdo abrange desde educação financeira até postura profissional no ambiente de trabalho.

O primeiro contato com o mundo do trabalho contribui para tirar o jovem da condição “nem-nem” e continuar trabalhando ou estudando. Ao final do programa ao menos 43% dos egressos estão cursando nível superior, número maior do que  índice nacional. De acordo com pesquisa da Datafolha, realizada em 2018, 53% estudam, 10% nível médio/técnico e 47% estão estudando.

Confira na íntegra a entrevista no programa Vida Melhor.

Programa exibido em 27/8/2019