“Comunicação não é o que sai da minha boca, mas o que chega no meu interlocutor”.
Com a frase acima, a fonoaudióloga Leny Kyrillos conceitua e determina parâmetros e objetivos inalienáveis do processo de comunicação eficiente que ela descreve como “efetiva e afetiva”.
Nesta entrevista ao “Pensando o Brasil com Adalberto Piotto”, pela TV CIEE, Leny Kyrillos vai muito além ao demonstrar conceitos de interação humana frequentes que interferem na forma de se comunicar de cada um. E que exigem atenção, técnica, treinamento, observação e autoconhecimento – para garantir a efetividade – e real preocupação com o outro – na seara da afetividade.
Consultora de profissionais do mundo corporativo e de jornalistas de rádio e TV, Leny Kyrillos, que é mestre e doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo, tornou-se uma das vozes mais ouvidas do Brasil como coach de expressão oral e corporal. E notável é perceber o quanto os desafios da comunicação profissional e pessoal cresceram, o quanto as habilidades tiveram de ser aprimoradas por uma série de técnicas e estudos, científicos e observacionais, que nos ajudam hoje na tarefa de levar uma mensagem adiante que seja compreendida, acessível e gere resultados positivos.
Na conversa, a doutora Leny Kyrillos analisa esta evolução da comunicação humana e suas transformações na forma com que líderes e comunicadores trabalham a mensagem e de como essa habilidade, que já estava em constante modificação, ganhou um novo desafio: a comunicação em tempos de pandemia com a necessidade de nos adaptarmos ao uso frequente das tecnologias de videoconferência.