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As empresas e a agenda social: entrevista com Christina Carvalho Pinto, empresária

12 de abril de 2021

Como as empresas devem lidar com o novo momento da economia diante de um consumidor cada vez mais exigente?

Como lidar com este novo consumidor ou cliente que compra com um clique e reclama com outro, na velocidade das redes sociais?
Na sociedade conectada de hoje, a eficiência de uma empresa já não é mais medida apenas pela sua capacidade produtiva e inovadora de fazer frente à concorrência.

Atualmente, as empresas estão sendo demandadas a se posicionarem sobre questões sociais, ambientais e como trabalham estes temas, interna e externamente. E são julgadas por um cliente ou consumidor que talvez nunca tenham comprado nada delas.

Mas qual o limite para empresas e seus CEOs se envolverem na agenda social latente – e por vezes polêmica – que coloca a opinião pública dentro dos muros da empresa?

Em entrevista ao “Pensando o Brasil com Adalberto Piotto”, pela TV CIEE, a empresária, estrategista e sócia da Hollun Consultoria, Christina Carvalho Pinto, diz que as empresas simplesmente não têm escolha a se negarem ao debate. Pelo fato inequívoco de que elas estão imersas na sociedade e se relacionam com o público, o meio ambiente e os vários níveis de governo. Isso faz com que tenham a obrigação de refletir e agir sobre temas sociais. E que embora alguns presidentes de companhia já estejam à frente de iniciativas paradigmáticas, é o Conselho de uma empresa quem pode fazer, pela mudança de mentalidade do grupo, a transformação sustentável da gestão do negócio em uma política interna conectada com a lógica da responsabilidade social coletiva.

Eleita duas vezes “a mulher mais influente em Marketing e Comunicação”, pela Forbes Magazine, Christina Carvalho Pinto diz que ela própria deu uma guinada na vida, quando decidiu que trabalharia apenas com empresas que tinham atualizado sua visão de mundo e se conectado com as preocupações sociais da nova sociedade.