Inicio do conteúdo site.

2020: o ano que não terminou. Lições para 2021. Capítulo 2

18 de janeiro de 2021

O intenso ano de 2020 está retratado na série documental “2020: o ano que não terminou. Lições para 2021”, produção original da Piotto Produções em parceria com a TV CIEE.

Baseada na série de entrevistas “Pensando o Brasil com Adalberto Piotto”, concebida ainda no final de 2019 e que começou suas gravações em fevereiro de 2020, antes de todas as consequências mais graves da pandemia de Coronavírus que assolou o planeta, a série mostra o Brasil, suas intensas discussões e sua percepção de mundo durante todo o ano.

Remodelada para gravações à distância, a partir de abril, com mudança sensível na captação técnica dos depoimentos, permaneceu pensando o país pelas plataformas que preservavam o distanciamento social, mas que, mesmo assim, aproximaram-nos ainda mais do debate real entre brasileiros que buscam soluções diante do momento único pelo qual a humanidade ainda atravessa.

“2020: o ano que não terminou. Lições para 2021” é uma série de recortes das entrevistas que foram ao ar pela TV CIEE, semanalmente, ao longo do ano, cujo debate natural criou uma narrativa própria ao evoluir para esta série documental de dois capítulos que expõe de maneira intensa os nossos desafios.

Neste segundo e último capítulo, as influências boas e ruins da Constituição de 1988 na vida brasileira do século 21, as amarras legais, as escolhas brasileiras, a insegurança jurídica vinda do ativismo exagerado do Supremo Tribunal Federal, as redes sociais e as consequências no debate nacional, a educação, a saúde, a mente humana sob a pandemia, o avanço do debate sobre igualdade racial e de gênero, os jovens, a importância da escola presencial em meio ao distanciamento, as empresas sob escrutínio da repercussão pública e os avanços humanos diante da nova realidade.

Participam do documentário, o cientista político Carlos Mello, do Insper; o economista Antônio Delfim Netto, ex-ministro e professor; o escritor e advogado Joaquim Falcão, da Academia Brasileira de Letras; Aldo Rebelo, ex-presidente da Câmara e ex-ministro da Defesa; o economista Jason Vieira, da Infinity Asset; o podcaster e palestrante Luciano Pires, do Café Brasil; o psicanalista Jorge Forbes, da TV Cultura; o filósofo Luiz Felipe Pondé, da PUC; a educadora Rosely Sayão; Humberto Casagrande, CEO do CIEE; o advogado José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares; a empreendedora Dilma Souza Campos, de Outra Praia; e a empresária e ex-modelo Luiza Brunet.

A direção é de Adalberto Piotto.