Inicio do conteúdo site.
Logomarca Fipe
Pesquisa FIPE

Benefícios Econômicos e Sociais do Estágio

O detalhado estudo, solicitado pelo CIEE à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), traça o perfil do estágio no Brasil, e apresenta informações relevantes, do ponto de vista social e econômico. Os dados apresentados confirmam a importância do programa de estágio para a formação dos futuros profissionais.

Sobre o estudo:

O estudo econômico analisou elementos importantes para delinear a relevância do estágio, tanto do ponto de vista social como econômico, utilizando-se de dados de fontes públicas e dados disponibilizados pelo CIEE. Dessa forma, o trabalho abordou os seguintes temas:

Breve análise sobre a lógica econômica da política de estágio

Estimativa do número de estagiários no país,segundo as UF’s e outras características de interesse, como setor de atividade e área de formação;
Avaliação dos custos incorridos pela empresa com a contratação de estagiários, tendo como referência os custos associados ao trabalhador formal;
Impacto econômico, aplicação da metodologia de Matriz Insumo Produto (MIP) para mensuração dos efeitos do estágio sobre os demais da economia do país em termos de geração de valor agregado e vagas de emprego.

Sobre a pesquisa qualitativa

Participaram da pesquisa 1952 organizações parceiras do CIEE, com o objetivo de avaliar a percepção sobre temas associados ao estágio.