Inicio do conteúdo site.

Descobrindo todo potencial da relação entre empresas e instituições de ensino

9 de dezembro de 2021
A proximidade entre esses dois universos pode favorecer soluções sustentáveis

Do ponto de vista da inovação e criatividade, empresas e instituições de ensino possuem muitos pontos em comum. Então, que tal descobrir como as instituições de ensino podem se aproximar das organizações e desenvolver soluções em conjunto?

Desafios profissionais como experimentos acadêmicos

Uma proposta interessante para abrir o diálogo entre instituições de ensino e empresas é o incentivo a pequenos desafios profissionais como experimentos acadêmicos. Neste processo, a ideia é tentar antecipar a vivência na carreira. Para os alunos, trata-se também de uma ótima oportunidade para exercitar a capacidade de observação, criatividade e empatia. Professores e coordenadores de curso também podem aproveitar para se atualizar e observar novas tendências do mercado.

Projetos compartilhados entre professores e líderes de organizações

O compartilhamento da vivência profissional de líderes de organizações somado ao conhecimento teórico dos professores tem grande valor para o desenvolvimento de novos projetos. Enquanto a universidade é o ambiente ideal para testes, protótipos e experimentos a partir de hipóteses, as empresas carregam praticidade e agilidade na resolução de problemas. Seria o match ideal?

Debates sobre empreendedorismo

As universidades e faculdades são conhecidas por reunirem toda carga teórica necessária aos estudantes que buscam formação superior, seja ela Administração, Engenharia, Direito ou Medicina. Muitos profissionais, no entanto, independentemente da área de formação, gostariam de empreender para desenvolver o próprio negócio, o que tem se tornado muito comum com a popularização das startups. O diálogo entre instituições de ensino e empresas para o desenvolvimento de disciplinas de empreendedorismo pode contribuir para suprir essa demanda cada vez maior.

Reforçamos que é muito importante que seus alunos mantenham o cadastro no CIEE atualizado, preenchendo corretamente todas as informações, principalmente o CEP do endereço residencial – já que as vagas são referenciadas por meio de geolocalização – e o telefone de contato