Inicio do conteúdo site.
De que forma as instituições de ensino podem se conectar com as empresas?
Imagem ilustrativa / Divulgação

Como instituições de ensino podem se aproximar das empresas?

17 de abril de 2020
Aderimos ao #Nem1PraTrás e enumeramos algumas dicas que podem desenvolver nossa Educação

Engana-se quem acha que instituições de ensino e empresas fazem parte de universos distintos. Para mostrar de que forma universidades e escolas podem se beneficiar da aproximação com empresas, topamos o desafio do #Nem1PraTrás lançado pela Fundação Roberto Marinho, nossa parceira no programa Aprendiz Legal, que atende jovens em todo o País. Listamos alguns exemplos que podem representar crescimento a médio e longo prazo, e consequentemente, podem impactar de maneira positiva a Educação.

Desafios profissionais como experimentos acadêmicos

Uma proposta interessante para abrir o diálogo entre instituições de ensino e empresas é o incentivo a pequenos desafios profissionais como experimentos acadêmicos. Neste processo, a ideia é tentar antecipar a vivência na carreira. Para os alunos, trata-se também de uma ótima oportunidade para exercitar a capacidade de observação, criatividade e empatia. Professores e coordenadores de curso também podem aproveitar para se atualizar e observar novas tendências do mercado.

Projetos compartilhados entre professores e líderes de organizações

O compartilhamento da vivência profissional de líderes de organizações somado ao conhecimento teórico dos professores tem grande valor para o desenvolvimento de novos projetos. Enquanto a universidade é o ambiente ideal para testes, protótipos e experimentos a partir de hipóteses, as empresas carregam praticidade e agilidade na resolução de problemas. Seria o match ideal?

Debates sobre empreendedorismo

As universidades e faculdades são conhecidas por reunirem toda carga teórica necessária aos estudantes que buscam formação superior, seja ela Administração, Engenharia, Direito ou Medicina. Muitos profissionais, no entanto, independentemente da área de formação, gostariam de empreender para desenvolver o próprio negócio, o que tem se tornado muito comum com a popularização das startups. O diálogo entre instituições de ensino e empresas para o desenvolvimento de disciplinas de empreendedorismo pode contribuir para suprir essa demanda cada vez maior.

O #DiaDaEducação (28 de abril) costuma ser marcado por atividades que reforçam o compromisso de vários países com o desenvolvimento de iniciativas na área. Para saber mais sobre a campanha #Nem1PraTrás, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, fique de olho nas redes sociais.