Inicio do conteúdo site.

Webinar CIEE debate o papel do líder em equipes de alto desempenho

4 de novembro de 2020
Evento também abordou quais perfis são essenciais na hora de montar times de colaboradores

Na última semana, o CIEE reuniu especialistas em gestão para o webinar “Como compor e manter equipes de alto desempenho”. Durante o evento, foram debatidos temas como o papel do gestor e do RH na montagem de uma equipe de alto desempenho, quais perfis são complementares na hora de escolher um time e também como medir os resultados alcançados por um grupo de colaboradores.

Participaram do debate Guilherme Cavalieri, presidente da ABRH-SP e superintendente de RH do A.C. Camargo Cancer Center, José Augusto Minarelli, diretor-presidente da Lens & Minarelli Associados e José Luiz Bichuetti, sócio da Bichuetti Consultoria Empresarial. A mediação foi realizada por Vinicius Francisco, superintendente de Recursos Humanos do CIEE.

“Os profissionais de alta performance buscam cada vez mais empresas e organizações que tenham um propósito significativo e que acreditem verdadeiramente em sua contribuição para fazer a diferença”, comentou Vinicius Francisco em sua fala de abertura.

“Uma equipe de alto desempenho é aquela que consegue entregar, ou superar, os resultados esperados, da maneira mais harmônica possível. Não adianta alcançar o objetivo e deixar ‘corpos pelo caminho’. É uma relação entre ‘o que’ e ‘como’ que nos dá essa definição”, explicou Guilherme Cavalieri, ao falar sobre a importância de ter claramente definido o conceito de equipe de alto desempenho.

Já José Augusto Minarelli ressaltou como a escolha de perfis complementares é importante nesse processo. “Contratar pessoas que precisam trabalhar. A necessidade é a mãe da criatividade e da inovação. Outra categoria é daquelas pessoas que tem o impulso do ego, que tem uma inquietação para explorar. E por último, as pessoas que tenham inteligência emocional.”

José Luiz Bichuetti também falou sobre a importância do líder na hora de montar e gerir a equipe. “O líder tem que identificar as competências e habilidades para a equipe e definir o perfil. Ele pode precisar de gente com experiência consolidada, ou ele pode necessitar da vivacidade de um jovem para lidar com temas relacionados à tecnologia. Ele tem que gastar tempo para conhecer os colaboradores e assegurar que todos entendam a cultura da empresa.”

Gostou do tema? Você pode acompanhar o webinário “Como compor e manter equipes de alto desempenho” a seguir:

Webinar CIEE “Como compor e manter equipes de alto desempenho”