Inicio do conteúdo site.
Duas mulheres em palco, uma sentada em cadeira enquanto a outra faz apresentação de slides em telão
Teatro CIEE recebeu as psicólogas Marianita do Rocio Xavier Crenitte e Valéria Rocha Brasil, para uma palestra sobre Mindfulness / Dener Alcardi/ Divulgação

Você sabe a importância da saúde mental?

1 de novembro de 2019
Teatro CIEE recebeu evento que mostrou como o mindfulness pode ajudar no cotidiano profissional

No dia 31 de outubro, o Teatro CIEE recebeu as psicólogas Marianita do Rocio Xavier Crenitte e Valéria Rocha Brasil, para uma palestra sobre Mindfulness e saúde emocional. O evento contou com a presença de alunos da Uninove e também do Senac, além de profissionais e estudantes de outras instituições.

O vice-presidente do Conselho de Administração do CIEE, José Augusto Minarelli, fez a abertura do evento. “O CIEE está há 55 anos a serviço do País. Sempre temos eventos de natureza educacional para os jovens. É muito bom ver a casa cheia de estudantes e professores em busca de conhecimento sobre um tema tão importante quanto a saúde emocional”, comentou.

Investimento em saúde mental

Como não cuidar da saúde mental pode atrapalhar sua vida profissional? Segundo  Valéria Rocha Brasil, casos de problemas relacionados à saúde mental estão crescendo nos últimos anos. “Hoje, depressão e estresse ocupacional estão entre as cinco principais causas de afastamento do trabalho. Além disso, 90% dos profissionais já relataram ansiedade no dia a dia profissional e 47 a cada 100 pessoas sofre com depressão”, comenta.

Para ela, a quantidade e velocidade de informações com que os profissionais têm que lidar em seu cotidiano é um dos agravantes desse quadro, já que o cérebro tem menos tempo de ‘descansar’ entre uma tarefa e outra. Esse problema causa situações como desmotivação, presenteísmo (profissional que, mesmo estando em seu local de trabalho, não tem produtividade) e acidentes em empresas.  Por isso, é importante que empresas invistam em ações, ferramentas e práticas que ajudem seus colaboradores e manter sua saúde mental em dia.

“Para cada real investido em saúde mental dos funcionários, a empresa tem um retorno quatro vezes maior. Funcionários motivados, descansados e engajados são mais produtivos. No entanto, apenas 18% investe para cuidar da saúde mental de seus colaboradores”, explicou.

O que é mindfulness?

“Mindfulness nada mais é do que um conjunto de técnicas, principalmente de respiração, que tem como objetivo tornar a mente mais consciente do momento presente e dos sentimentos nele contidos”, contou Marianita do Rocio Xavier Crenitte.

A psicóloga explicou que o profissional moderno é convencido diariamente que pode dar conta de uma quantidade infinita de tarefas. Essa pressão faz com que muitos profissionais não foquem no presente e estejam sempre pensando nas tarefas que deixaram de fazer ou que precisarão fazer no futuro. “O nosso cérebro só consegue realizar uma tarefa de cada vez. Podemos nos planejar e fazer tarefas com muita rapidez, mas nunca várias ao mesmo tempo. Por isso, alcançar a Atenção Plena, tem potencial para ajudar tanto os profissionais”, contou.

Além de aumentar a produtividade, usar o mindfullness no dia a dia para esvaziar a mente protege a saúde mental, evitando problemas como estresse e a síndrome de burnout.  “É comprovado cientificamente que pensamentos alteram seu estado físico. Dor de cabeça, cansaço e insônia são sintomas clássicos de pessoas que estão em um estado de depressão”, completou Marianita.