Inicio do conteúdo site.
Imagem da tela de computador com participantes do webinário, sendo três homens brancos e uma mulher

Vacina Covid-19: o que pensam os especialistas?

4 de outubro de 2020
Questões políticas têm interferido diretamente em busca por soluções de tratamento da Covid-19

Desde o início da pandemia se instalou uma verdadeira corrida em busca da vacina, encarada por muitos como única alternativa para voltar à rotina normal. O webinário “Covid-19: Perspectivas sobre vacinas” reuniu Claudio Maierovitch Pessanha Henriques, médico sanitarista da Fiocruz, Jorge Kalil, professor Titular da Faculdade de Medicina da USP e Soraya Smaili, reitora da Unifesp para debater quais são os obstáculos para que isso de fato aconteça. O evento foi mediado por Alcides Ferreira, managing Partner da Agência FR de Comunicação.

Política

De acordo com os especialistas questões políticas estão interferindo diretamente no desenvolvimento da vacina. De acordo com Claudio Maierovitch, um ambiente impregnado por disputas políticas cede espaço para falsas informações e pode interferir diretamente na vacinação. “Podemos desenvolver uma estratégia para vacinação, ter doses para a população e corremos o risco de não ter pessoas para tomar a vacina”, afirma. 

Jorge Kalil, destacou em sua fala que a ciência e política têm ambições diferentes. “A ciência é ligada totalmente a verdade dos fatos, não diria a mesma coisa da política. Ela é direcionada por índices de aprovação e votos”, afirmou. 

Pesquisa

Para Soraya Smaili, neste momento é necessário seguir com pesquisas e possibilidades de tratamento para aqueles que adoecem. A reitora da Unifesp ainda destacou que o Sistema Único de Saúde será fundamental na distribuição e acesso de toda população à vacina, já que menos de 10% da população tem plano de saúde. “É um sistema extremamente sofisticado, que recebeu investimentos ao longo de décadas para atender a população brasileira e é por meio dele que vamos atender o público”, conta.