Inicio do conteúdo site.

Teatro CIEE recebe lançamento do livro de Rodrigo Mudrovitsch

29 de março de 2019
Evento no dia 02 de abril contará com mesa redonda com os juristas Gilmar Mendes, Elival Ramos e Ney Bello

O Teatro CIEE, no bairro do Itaim Bibi em São Paulo, receberá no próximo dia 2 de abril (terça-feira), às 19h, a palestra do jurista Rodrigo Mudrovitsch que promoverá um panorama sobre representatividade governamental.

Para enriquecer o debate, foram convidados o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o professor titular de Direito da Universidade Estadual de São Paulo, Elival Ramos, e o desembargador do Tribunal Regional Federal, Ney Bello.

Os primeiros 200 inscritos a chegarem no local receberão o livro Democracia e Governo Representativo no Brasil, de autoria do palestrante. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas aqui. 

A tese defendida por Rodrigo Mudrovitsch parte da compreensão de que democracia não é um conceito que pode ser inteiramente capturado pelo Direito, e por essa razão cabe ao jurista se preocupar em garantir o cumprimento de arranjos que permitam que os resultados de pleitos eleitorais não sofram qualquer tipo de antecipação ou alteração por parte de determinados grupos políticos.

E a partir da compreensão da democracia como incerteza do resultado eleitoral e do papel relevante desempenhado pelo jurista, o autor analisa as principais reformas eleitorais brasileiras, desde 1822 até os tempos atuais.

“Rodrigo Mudrovitsch demonstra que a garantia da imprevisibilidade dos resultados eleitorais ocupa posição fundamental nas democracias contemporâneas. Nessa linha, estabelece pressupostos para a consolidação da democracia enquanto arranjo institucional que assegure ao cidadão o direito de escolher livremente quem governará a sociedade, sem captura do jogo democrático por um determinado grupo político”, avalia Lênio Luiz Streck, professor de Direito Constitucional e pós-doutor em Direito.

Palestra com Rodrigo Mudrovitsch:  Democracia e Governo Representativo no Brasil

Dia: 02 de abril de 2019, terça-feira

18h30 –

Recepção

19h00 –

Início da palestra

21h00 –

Previsão de encerramento e coquetel de confraternização

Local: Auditório do CIEE
Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi, São Paulo/SP.