Inicio do conteúdo site.

Só alegria no encerramento do 6º Ciclo das Oficinas de Cri@tividades do CIEE

15 de dezembro de 2022

São Paulo, 12 de dezembro de 2022. Exatos dois dias da eliminação do Brasil na Copa do Mundo. Porém, naquela tarde de segunda-feira, já não havia mais nenhum traço de tristeza ou desapontamento com a seleção na galera que lotou o Teatro CIEE! Sorrisos, brincadeiras e muita expectativa dominavam o grupo de adolescentes que participavam da festa de conclusão das Oficinas de Cri@atividades do CIEE. Eles estavam lá representando um total de 1,6 mil formados no segundo semestre deste ano.

O grande evento contou com depoimentos emocionados, a começar pela abertura feita por Humberto Casagrande, CEO do CIEE. “Nesta época do ano, muitas instituições se reúnem para comemorar os resultados e, hoje, estamos fazendo isso. Ver esse teatro tão cheio é o maior sinal de que atingimos nossa meta”, disse. Além dele, o encontro teve pronunciamentos de representantes dos orientadores das oficinas, dos jovens atendidos e de organizações parceiras. Bruno Teixeira, da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, aproveitou sua participação para agradecer a parceria com o CIEE e deixar uma palavra de motivação aos formandos: “Lembrem-se de que ser o melhor que vocês foram ontem é o melhor caminho para conquistar cada vez mais vitórias”.

Mas as verdadeiras estrelas dessa festa foram os jovens que participaram das apresentações culturais que levantaram ainda mais o ânimo da plateia. Teve de tudo um pouco: batucada, dança, funk e poesia! O que o grupo não sabia é que o CIEE guardava uma surpresa para o final: um show do rapper Rashid! Entre versos cheios de mensagens de luta e perseverança,o Rashid resumiu os acontecimentos daquela tarde ao rimar que “juntando gente que pensa é que a gente faz a diferença”.

 

Mas o que são as Oficinas de Cri@atividades?

Para quem não conhece as Oficinas de Cri@atividades, este é um programa do CIEE inspirado no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e tem como objetivo propiciar debates, ressignificações e novos conhecimentos relacionados ao mundo do trabalho. Em resumo: os jovens participam de dinâmicas sobre temas como identidades pessoais e coletivas, reflexões sobre o conceito de trabalho, formas de elaborar um currículo e postura profissional em entrevistas e processos seletivos. 

Os encontros são realizados de maneira itinerante, por meio de parcerias principalmente com serviços como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em todo o país. Promovido desde 2017, o programa já atendeu 23.483 jovens entre 14 e 24 anos, realizando 3.134 oficinas.

A metodologia própria desenvolvida pelo CIEE se mostrou tão eficiente que o Ministério da Política Nacional da Assistência  Social decidiu por acolher as cartilhas desenvolvidas para replicar a ação agora de forma governamental. Essa parceria foi oficialmente lançada em Brasília/DF no mesmo dia em que a formatura estava sendo realizada em São Paulo.

Como Luana Cruz Bottini, gerente de Projetos Sociais do CIEE, foi a mestre de cerimônia no Teatro, ela participou virtualmente do lançamento, explicando a filosofia das oficinas.  “O mundo do trabalho se organiza de diversas formas, modalidades, contratos… é importante que as juventudes conheçam esse mundo e pensem como querem estar nele, o que querem mudar dele e construam as estratégias para as devidas realizações. Então, ficamos muito honrados quando o Ministério solicitou o material para ser compartilhado com mais trabalhadores da política da assistência social”, disse.