Inicio do conteúdo site.

Sexto encontro do 1º Ciclo de Webinars Prefeituras traz atuação dos jovens para centro da discussão

24 de março de 2021
Com debate sobre políticas públicas, participantes analisaram benefícios do estágio no âmbito municipal

Com mediação da supervisora do CIEE em Taubaté, Mônica Oliveira, recebemos na última terça-feira (23) Izaias Santana, prefeito de Jacareí e presidente da Codivap, dr. Marcelo Garcia Nunes, juiz do Trabalho e membro do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil, e Wael Marnoud, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacareí, para o sexto encontro do 1º Ciclo de Webinars Prefeituras, com o tema “Muito mais que um estágio: como políticas públicas para os jovens movimentam e auxiliam vários setores dos municípios”.

Izaias Santana abriu sua fala contando uma experiência pessoal. Segundo o prefeito, logo em sua primeira tentativa de inserção no mundo do trabalho, ele foi perguntado se tinha experiência. “Recebi a oportunidade, mas nem sempre poderemos contar com a presença de espírito e a boa sorte. Por isso, esse canal de ingresso no mercado de trabalho é fundamental”, disse, referindo-se ao apoio oferecido pelo CIEE. Entre pontos abordados em sua abertura, ele destacou o aspecto pedagógico do estágio. “A oportunidade do estudante de estar inserido no mercado de trabalho, onde ele pode conviver com o uso efetivo do que está aprendendo na escola – por menor que seja essa experiência -, vai mudar radicalmente sua compreensão do mundo e sua capacidade de aprender”, ressaltou. “O estágio abre as perspectivas de aprendizado para os jovens”.

“Nós acreditamos, realmente, que a aprendizagem é um meio adequado para que o jovem seja inserido de forma adequada no mercado de trabalho”, pontuou o juiz Marcelo Garcia Nunes. “É fundamental que nós possamos proteger esses jovens de diversas formas, integralmente. E uma das formas é a maneira como ele será inserido no mercado de trabalho”, citou. Para o juiz, é necessário conscientizar o empresariado para que as vagas sejam abertas, combatendo também a desinformação.

Para Wael Marnoud, o estagiário é um colaborador essencial, e que se pode moldar inclusive para os interesses futuros de uma organização. “Quando você seleciona estagiários, é importante analisar o perfil de cada um. É entender onde alocá-los e o que precisamos deles, para não prejudicar a atividade do estágio que será executada”, abordou, sobre a importância de se observar também as soft skills de cada estudante. 

O 1º Ciclo de Webinars Prefeituras tem abordado a empregabilidade do jovem e estudante na esfera municipal, e você pode conferir clicando aqui como foram as edições anteriores desta série. 

Para assistir ao evento, na íntegra, clique abaixo: