Inicio do conteúdo site.
Jovens posam para foto em frente ao Espaço de Cidadania, em Manaus
Jovens retomam atividades no Espaço de Cidadania, em Manaus / Divulgação/CIEE

Hora do recomeço: Espaços de Cidadania recebem os conviventes para início de novos ciclos

12 de agosto de 2019

Alegria, trocas de vivências e muitos sorrisos. O início de agosto foi marcado por atividades de acolhimento e boas vindas nos Espaços de Cidadania de Manaus/AM, Taguatinga/DF e Grajaú, na Zona Sul de SP. 

Como parte da metodologia do serviço oferecido, o primeiro eixo trabalhado foi  “Convivência”. Além das atividades de boas-vindas, apresentações e construção de acordos de convivência, foram trabalhadas temáticas relacionadas à identidade. 

Atividades resgatam identidade dos jovens

“No resgate das histórias de vida e de suas origens, algumas potencialidades já começaram a ser externadas e puderam ser valorizadas pelos colegas, gerando respeito e empatia”, contou a orientadora social Katiana Fonseca, do Grajaú. 

Além dessas atividades, como parte do eixo de Lazer, o Espaço de Taguatinga recebeu uma oficina de grafite. Os conviventes aproveitaram para conhecer mais sobre formas, traços, serigrafia e contexto histórico do grafite, além de experienciar atividades com os sprays, em desenho livre ou utilizando máscaras, em telas e nos muros e paredes do Espaço. 

“Não esperava que as atividades começassem tão legais e animadas. Nos sentimos muito bem acolhidos e ao fim do dia nos despedimos já com saudades do Espaço e dos amigos que fizemos essa semana”, disse a convivente Kalissa Cavalcante, 15 anos, convivente de Manaus.

O que são os Espaços de Cidadania do CIEE?

Espaços de Cidadania são unidades do CIEE dedicadas à oferta de ações socioassistenciais gratuitas para o público em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, com objetivo de fortalecer a convivência social, a participação cidadã, o retorno ou permanência na escola e uma formação geral para o mundo do trabalho. O público-alvo é encaminhado prioritariamente pela rede socioassistencial, com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). 

+Saiba mais sobre os Espaços de Cidadania do CIEE

Neste semestre, somando todos os Espaços de Cidadania de São Paulo (Rua Xavier de Toledo e Grajaú), Taguatinga/DF, Manaus/AM e Salvador/BA, serão atendidos mais de 500 jovens entre 15 e 17 anos e adultos – serviço oferecido somente na Xavier –  com o objetivo de debater e entender Convivência, Direitos Humanos, Participação Social, Mundo do Trabalho e Lazer.