Por meio de uma parceria com o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o CIEE promoveu recentemente encontros sobre empregabilidade para jovens migrantes de países vizinhos, por meio do CIEE Saber Virtual, plataforma online de cursos gratuitos e as Oficinas de Cri@tividades, projeto itinerante que aborda temas voltados para o mundo do trabalho.
Sob coordenação da Gerência de Projetos Sociais do CIEE, foram realizados sete encontros a distância com foco na empregabilidade. Vinte jovens – a maioria venezuelanos – participaram e acessaram o curso sobre processos seletivos. Eles também aproveitaram para tirar dúvidas sobre o tema, por meio de uma tutoria oferecida pelo CIEE.
“O Espaço de Cidadania da Xavier de Toledo, no Centro de São Paulo, já atendia a população imigrante, com oficinas de português. Ao longo do último ano, com reuniões da rede socioassistencial com foco na população imigrante surgiu a parceria que originou este projeto”, resumiu a gerente de Projetos Sociais do CIEE, Luana Bottini.
Em 2019, mais de 400 imigrantes oriundos de outros países, como Haiti, Venezuela e Nigéria, participaram das oficinas promovidas pelo CIEE.