Inicio do conteúdo site.
Jovens participam de Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente no Distrito Federal

Taguatinga: conviventes marcam presença em conferência sobre direitos da criança e do adolescente

2 de setembro de 2019
Doze adolescentes do Espaço de Cidadania do CIEE participaram do encontro e vão poder compartilhar experiência com colegas

Adolescentes do Espaço de Cidadania de Taguatinga participaram, na última semana, da 10ª Conferência Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente, que discutiu propostas para o enfrentamento à violência infantil, entre outros pontos. 

Por meio de mesas temáticas e painéis, foram debatidas ideias a partir de cinco eixos temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência; Orçamento e Financiamento das Políticas; Participação, Comunicação Social e Protagonismo; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes. 

Doze adolescentes do Espaço de Cidadania participaram. Eles se prepararam previamente e aproveitaram as discussões para entender melhor sobre a importância da participação neste tipo de ação e como isso reflete no desenvolvimento de políticas públicas. O objetivo é que levem para os encontros um pouco do que foi discutido na conferência e compartilhem a experiência com os colegas.

“É uma conferência que inclui desde a criança ao adulto. Uma conferência onde os adolescentes têm o poder de escolha sobre o que querem ou não, um lugar onde o adolescente tem voz, um local onde podemos expressar nossos pensamentos e nossa insatisfação em relação a alguns pontos sobre a criança e o adolescente”, avaliou Lucas Almeida da Silva.

O painel sobre o orçamento público, que relacionou corte de investimentos com congelamento de construção de novas escolas e creches, foi o que chamou mais a atenção dos adolescentes. Também houve debate sobre a militarização das escolas, falta de acesso a eventos culturais e falta de profissionais capacitados nas escolas para atender alunos com questões de saúde mental.

Como funcionam os Espaços de Cidadania do CIEE?

Espaços de Cidadania são unidades do CIEE dedicadas à oferta de ações socioassistenciais gratuitas para o público em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Neste sentido são desenvolvidas atividades que estimulam a convivência social,  e a participação cidadã, para jovens e adultos encaminhados prioritariamente pela rede socioassistencial, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Atualmente são realizados atendimentos nas unidades federativas: São Paulo, Bahia, Amazonas e Distrito Federal.


Tags: