Como forma de estimular o convívio e apresentar uma programação diferente das que os frequentadores estão acostumados, o Espaço de Cidadania da Rua Xavier de Toledo, em São Paulo, realizou uma série de atividades de férias, incluindo plantio de flores, como como girassol anão, petúnia e amor perfeito. Os conviventes também pintaram os vasos de plantas, dando uma cara nova ao jardim vertical.
E também teve sessão de filme, com a exibição de “À Procura da Felicidade”, protagonizado por Will Smith e baseado na história do empreendedor americano Chris Gardner. Muitos conviventes se identificaram e refletiram sobre oportunidades e persistência.
Para fechar a programação, houve duas visitas ao Sesc 24 de Maio. Na primeira os conviventes interagiram com a “21ª Bienal de Arte Contemporânea – Comunidades Imaginadas” e na segunda participaram da visita mediada “A Guerra está Longe?”, vivência que parte de um paralelo entre o trabalho de um artista sírio e as chacinas nas periferias das cidades brasileiras.
“Queria expressar meus sinceros agradecimentos por cada atividade que estou participando. Está sendo de uma tremenda ajuda em todos os sentidos, como pessoa, cidadão e entender sobre o meu papel dentro da sociedade”, diz Dirlei Manegati, recém inscrito no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CIEE.
A partir de segunda-feira (20/01), os conviventes da Xavier participarão de encontros socioeducativos com temáticas que abrangem convivência, direitos humanos, participação social, mundo do trabalho e lazer. Nos demais Espaços, o mês de janeiro é um período de planejamento técnico da equipe, de articulação com a rede protetiva e de inscrições para o próximo ciclo de atividades que iniciará em fevereiro.