Inicio do conteúdo site.
Jovens participam de atividade no Espaço de Cidadania do Grajaú, em São Paulo
Jovens participam de atividade no Espaço de Cidadania do Grajaú, em São Paulo / Divulgação/CIEE

Jovens do Grajaú descobrem Ganhadeiras de Itapuã e Paulo Freire embalados pelo Carnaval

10 de março de 2020
Atividades no Espaço de Cidadania foram enriquecidas com rodas de conversa sobre a história da folia

A última semana de fevereiro foi de folia nos Espaços de Cidadania do CIEE. Além de festejar o Carnaval, também teve festa para os aniversariantes do mês.

No Grajaú, em São Paulo, as atividades ainda foram enriquecidas com rodas de conversa sobre a história do carnaval, além de discussões sobre as Ganhadeiras de Itapuã e o educador Paulo Freire, homenageados pelos enredos vencedores dos desfiles no Rio e em São Paulo.

Depois de assistirem à exibição dos documentários sobre os temas e de debaterem particularidades de cada um, os conviventes refletiram sobre as trajetórias dos homenageados e de que forma elas podem inspirá-los. “Achei importante resgatarmos o entendimento da cultura do carnaval e também foi importante conhecer a história das Ganhadeiras e de Paulo Freire”, disse Laura, 17 anos.

Katiana Fonseca, orientadora social, concluiu: “Foi importante para os jovens conhecer mais sobre Paulo Freire, sua obra e a metodologia freiriana, e saber um pouco das Ganhadeiras, que são as primeiras feministas brasileiras, que resistem até hoje. Os jovens puderam conhecer o significado da palavra e saber que dentro de casa tem uma ganhadeira, já que toda mulher brasileira é uma ganhadeira em sua essência. É uma história que não está nos livros, mas é a história do nosso país”.

O encontro foi finalizado com a confecção de máscaras utilizadas em um baile com muito samba e tradicionais marchinhas de carnaval.