Inicio do conteúdo site.

Jogo “Se Vira” estimula empreendedorismo entre conviventes dos Espaços de São Paulo

11 de outubro de 2019
Participantes puderam exercitar o raciocínio lógico e rapidez para tomar decisões

O jogo “Se Vira” foi a grande atração para os conviventes dos Espaços de Cidadania de São Paulo nos últimos dias. O jogo, que propõe desafios cotidianos envolvendo temas como trabalho, escola e lazer, faz parte da metodologia das oficinas “Pense Grande”, promovidas pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo é despertar os participantes para uma atitude empreendedora. 

“Esse tipo de ação aponta para a importância da articulação em rede e do princípio da intersetorialidade que deve estar presente nos serviços socioassistenciais, ou seja, aqueles destinados à proteção, inclusão e garantia de direitos sociais”, disse a Gerente de Projetos Sociais do CIEE, Luana Bottini. 

Os grupos do Grajaú foram participativos e engajados nas discussões provocadas a partir das situações propostas. “O jogo exigiu raciocínio lógico e rapidez para decidir. Tínhamos uma coisa simples, tipo um balde, para resolver um problema mais complexo. Acho que isso vai me ajudar muito quando começar a trabalhar”, relata Nataly de Oliveira, 16 anos, do Grajaú.

“O Pense Grande foi importante porque os jovens não conheciam conceitos como empreendedorismo social e impacto social. A partir da vivência, eles tiveram a percepção do quanto podem impactar na própria comunidade onde vivem”, disse Katiana Fonseca, orientadora social do Espaço.