Teve início na sexta-feira (01/11) o período de inscrições para o próximo ciclo de atividades no Espaço de Cidadania de Taguatinga/DF que desenvolve atividades de convivência e fortalecimento de vínculos para jovens de 15 a 17 anos. Como forma de planejar as ações, foi organizado um café com representantes dos Centros de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial, escolas e outras organizações do poder público e da sociedade civil.
No período que se estende até 29/11 a equipe fará os atendimentos aos adolescentes e famílias interessados em frequentar o Espaço no próximo semestre. Esses atendimentos têm o objetivo de acolher, informar e orientar as famílias, além de compreender seus contextos socioeconômicos e detectar possíveis vulnerabilidades. “O trabalho com os adolescentes no Espaço de Cidadania objetiva ampliar reflexões, estimular trocas de saberes e afetos e fortalecer vínculos e novas oportunidades”, pontua Luana Bottini, Gerente de Projetos Sociais.
Os interessados podem comparecer ao Espaço acompanhados por um responsável e devem vir encaminhados prioritariamente pela rede socioassistencial, sobretudo pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e apresentar a seguinte documentação: RG, CPF e declaração escolar do adolescente e RG, CPF do responsável e comprovantes de endereço e de renda, se houver.
O que são os Espaços de Cidadania?
Os Espaços de Cidadania são unidades do CIEE dedicadas à oferta de ações e serviços socioassistenciais gratuitos para o público em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, com objetivo de fortalecer a convivência social, a participação cidadã, o retorno ou permanência na escola e uma formação geral para o mundo do trabalho. Atualmente há unidades em funcionamento em São Paulo (duas), Salvador, Manaus e Taguatinga/DF.