Inicio do conteúdo site.
Encontros de Estudos e Diálogos
Imagem ilustrativa / Divulgação

‘Estudos e Diálogos’ promove debates entre profissionais dos Espaços e convidados

2 de junho de 2020
Direitos Humanos, protagonismo juvenil e saúde mental foram alguns dos temas debatidos

Com a pandemia do novo coronavírus, os Espaços de Cidadania do CIEE passaram a promover os Encontros de Estudos e Diálogos. Nessa atividade, as equipes de profissionais dos Espaços se reúnem para dialogar sobre temas considerados relevantes com a presença de convidados.

A ação foi inaugurada com a apresentação de Verônica Vassalo, que resgatou a história dos Direitos Humanos no Brasil, destacando as vivências dos negros e, principalmente das negras, num cotidiano de intensas violências físicas e psicológicas causadas pelos preconceitos raciais. Em seguida, Annie Louise trouxe um relato a respeito da história da Política de Redução de Danos na cidade de Santos, lembrou também que Salvador é referência nacional desta estratégia que olha o sujeito em sua integralidade e singularidade.

Ana Pedroso falou de ética e fez todos ficarem pensando o que fariam se tivessem um anel com o poder de os tornar invisíveis. Isaque Oliveira, Ana Pereira e Marivaldo Pereira emocionaram falando a respeito de protagonismo juvenil e compartilhando suas histórias de vida que são marcadas por lutas e conquistas de movimentos sociais e políticas públicas. Na sequência, Larissa Beltramim trouxe fatos concretos da implementação de políticas públicas e a importância dos burocratas de nível de rua, que contribuem ou dificultam ainda mais o acesso da população às políticas. E Helder Holiveira contribuiu apresentando formas de se conectar com os adolescentes e adultos por meio do afeto e da empatia, que foram reafirmados como estratégia de atendimento à população com a explicação de Eduardo Suplicy referente à Renda Básica de Cidadania, proposta que se propõe a fortalecer a dignidade humana.

Leandro Costa trouxe o tema saúde mental para a discussão. Em época de pandemia, deixou o alerta para continuarmos nos mantendo saudáveis para atender da melhor forma possível os conviventes e suas famílias que precisam, mais do que nunca, de nosso apoio.


Tags: