Inicio do conteúdo site.
Acordos de convivência são uma forma de estabelecer pequenas regras entre os jovens
Acordos de convivência são uma forma de estabelecer pequenas regras entre os jovens / Divulgação

Espaços de Cidadania têm mais de 500 inscritos para atividades em Salvador, São Paulo, Manaus e Taguatinga/DF

17 de fevereiro de 2020
Mediados pelos orientadores sociais, os encontros iniciais são focados nas questões do respeito e cooperação

Com mais de 500 inscritos, entre jovens e adultos, os Espaços de Cidadania retomaram suas atividades em São Paulo (no Centro e no bairro do Grajaú), Manaus, Salvador e Taguatinga/DF. 

Os encontros socioeducativos são organizados em eixos temáticos: Convivência, Participação Social, Direitos Humanos, Mundo do Trabalho e Lazer. “Convivência costuma ser o Eixo a ser trabalhado primeiro porque seu objetivo é aproximar os conviventes, estimular a troca de experiências, afetos e respeito, mas tudo isso perpassa todo o ciclo”, explicou a analista de projetos sociais do CIEE, Carolina Monteiro. 

Mediados pelos orientadores sociais, os encontros iniciais são focados nas questões do respeito e cooperação. Como forma de alinhar expectativas, alguns Espaços utilizam como estratégia e confecção de cápsulas do tempo, nas quais os adolescentes descrevem como enxergam o final do ciclo de atividades. No encerramento, seis meses depois, as cápsulas são abertas e assim eles podem fazer uma reflexão sobre seu desenvolvimento no período.

A construção dos acordos de convivência também é um destaque. Construídos colaborativamente com cada grupo, as singularidades são consideradas, mas também aquilo que é universal e relativo ao Espaço. União, respeito e confiança são essenciais para todos. Em Manaus os conviventes também combinaram manter a harmonia dos grupos, a organização do espaço e praticar atitudes de respeito e gentileza. “Os conviventes também se preocupam com a pontualidade e a preservação dos materiais utilizados nas oficinas, além de pontuar a importância do compromisso e participação de todos nas atividades propostas”, resumiu Carolina.

O que são os Espaços de Cidadania do CIEE?

Espaços de Cidadania são unidades dedicadas à oferta de ações e serviços socioassistenciais gratuitos para pessoas em vulnerabilidade e risco social. O foco é o fortalecimento da convivência social e a participação cidadã.

Quem pode participar?

Nos Espaços de Salvador, Manaus, Grajaú (São Paulo) e Taguatinga, as atividades são direcionadas a  adolescentes de 15 a 17 anos. No Centro de São Paulo, podem participar adultos de 18 a 59 anos, inclusive estrangeiros.