Durante o período de confinamento social proposto pela Organização Mundial de Saúde que visa minimizar a propagação da covid-19, as atividades presenciais nos Espaços de Cidadania CIEE em Manaus/AM, Salvador/BA, São Paulo/SP e Taguatinga/DF estão temporariamente suspensas, mas o contato entre os profissionais e os conviventes continuam ocorrendo a distância.
Em conexões frequentes com os conviventes por telefone e redes sociais, os profissionais dos Espaços propõem atividades, trocas e uma escuta qualificada. Muitos jovens estão dedicando tempo aos estudos e à realização de cursos. A plataforma do CIEE Saber Virtual tem sido uma ferramenta bastante utilizada pelos jovens, estando disponíveis quatro trilhas de conhecimento: “Preparação para o Mundo do Trabalho”, “Lidando com a informática”, “Orientação e informação profissional” e “A comunicação e a matemática”.
Na atual conjuntura, muitas famílias assistidas tiveram a sua situação de vulnerabilidade econômica agravada. Logo que identificadas essas situações, as famílias são orientadas e encaminhadas à rede protetiva socioassistencial dos territórios para acesso aos auxílios emergenciais.
Considerando a urgência no atendimento de algumas destas demandas, o CIEE se mobilizou e disponibilizou 103 cestas básicas com itens essenciais para alimentação e higiene. A ação teve início na quarta-feira, no Espaço de Cidadania de Manaus e será estendida aos demais Espaços de Cidadania até o final da próxima semana.