Depois de contarem sobre as experiências vividas nos Espaços de Cidadania do CIEE, os jovens Kawã, Samara, Daniel e Gabriel se expressaram mais uma vez, e agradeceram pela oportunidade de terem frequentado o ciclo de atividades dos Espaços. Eles também contaram um pouco sobre o que aprenderam neste ano, principalmente em relação ao convívio social.
Os quatro jovens integram um grupo que recebeu o nome de Voz da Juventude CIEE. Ele é formado por frequentadores dos Espaços de Cidadania e desde setembro tem se reunido semanalmente para debater questões comuns que podem levar à construção de projetos em conjunto.
Confira abaixo, um pouco das impressões deles sobre o ano que passou, por eles mesmos:
“Somos gratos pelo Espaço de Cidadania ampliar nossa visão de mundo e percebemos que diante da vida que está posta devemos sempre manter a cabeça erguida, entender sobre os nossos direitos e também ter responsabilidades.
Eu, Kawã, aprendi a compreender mais os meus deveres e um exemplo é o simples fato de saber que devo dar o lugar no ônibus para os idosos, cuidar do patrimônio público e cuidar da natureza. E por isso eu sou muito grato à minha orientadora, Ana Jarina, e à equipe do Espaço de Cidadania de Manaus.
Eu, Samara, quero agradecer bastante por ter desenvolvido a minha pessoa, minha personalidade e tudo isso eu acredito que foi graças às pessoas com quem convivi no Espaço de Cidadania de Manaus. Como foi bom aprender com todos os convidados que as orientadoras conseguiram trazer para conversar, trocar ideias, esclarecer dúvidas e debater, pois aprendemos demais no ano de 2020.
Eu, Daniel, percebo que o ano de 2020 foi de muito desenvolvimento e oportunidades, pois eu aprendi a lidar mais com a timidez, passei a conversar mais; não tenho mais medo de apresentar trabalhos ou atividades para outras pessoas. Além disso, eu era muito afobado e agora estou bem mais tranquilo. E tudo isso aconteceu enquanto eu estava dentro do Espaço de Cidadania do DF. Eu queria agradecer em especial ao meu orientador Abimael, pois ele sempre me ajudou quando eu precisava e isso foi importante pra mim. E claro que também agradeço a todos os outros colaboradores do Espaço de Cidadania do DF.
Eu, Gabriel Mota, sou muito grato por toda experiência que todos do CIEE me proporcionaram, creio que quando eu entrei no Espaço de Cidadania do Grajaú eu era uma pessoa tímida, me preocupava em começar a trabalhar logo e esquecia de desenvolver o meu lado pessoal. Então, sou grato por toda experiência adquirida durante esse ciclo e queria deixar meu agradecimento especial a todas as orientadoras Luciana, Katiana e o orientador Isaque que me acompanharam e me ajudaram no meu desenvolvimento. E quero agradecer especialmente a assistente social Solange por toda a atenção e cuidado que ela teve comigo.
Encerraremos este ano de 2020 com muito aprendizado e gratos por termos conseguido superar tantos desafios juntas e juntos. Para 2021 temos a expectativa de que seja um ano melhor, produtivo e cheio de oportunidades para a juventude”.