Em tempos de pandemia, jovens que frequentam os Espaço de Cidadania do CIEE seguem com atividades a distância. Neste período, orientadores e assistentes sociais passaram a introduzir uma rotina de jogos e músicas que sejam fonte de inspiração para reflexões sobre a sociedade em que vivemos.
Os jovens também têm aproveitado para colaborar com o CIEE Update (confira vídeos abaixo), dando dicas do que têm feito para se divertirem durante o isolamento social.
“No início, a necessidade do distanciamento corporal foi difícil, não sabíamos muito como continuar com as trocas e diálogos com os jovens, mas aos poucos fomos nos reinventando, não deixamos de manter o contato com os jovens e suas famílias. Esses contatos foram fundamentais para ajudarmos algumas famílias a acessar direitos e garantir proteções materiais e relacionais. Aos poucos, e ouvindo muito os próprios jovens, fomos encontrando novas formas de mantermos os contatos. Hoje temos encontros virtuais diários, nos quais tratamos de assuntos diversos de interesse dos jovens como: vida pós-pandemia, medos, mundo do trabalho, estudos, estratégias de proteção, de meditação e diversão” afirma Ana Jarina Pedrosa, orientadora do Espaço de Cidadania Manaus.
“Ainda não sabemos qual será o novo normal, mas estamos seguros que escutando os jovens, estando abertos a nos reinventarmos e fazendo as lutas necessárias para a garantia de direitos, poderemos construir um amanhã mais acolhedor e potente para a conquista de vidas mais dignas e justiça social”, finaliza Ana Jarina.