Depois de um semestre de muitas atividades, trocas, afetos e reflexões, nesta semana chegaram ao fim os ciclos nos Espaços de Cidadania do CIEE. Já saudosistas pelo encerramento, os jovens celebraram os aniversariantes do mês e receberam as declarações de participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Xavier de Toledo
Os conviventes do Espaço de Cidadania localizado na Rua Xavier de Toledo, no Centro de São Paulo, protagonizaram a 3ª Edição do Sarau da Diversidade.
O evento foi recheado de apresentações musicais, poesia, dança e contou ainda com a exposição do artista venezuelano Victor Gee Rosales, residindo no Brasil há seis meses. Alguns conviventes compartilharam seus depoimentos: histórias de superação, de enfrentamento das adversidades, de transformação do contexto em que estavam inseridos.
Conviventes de ciclos anteriores e de diversas nacionalidades se apresentaram no evento que teve presença ainda de representantes de movimentos sociais como o Movimento Estadual da População de Rua e membros da rede protetiva socioassistencial do território.
“Foi lindo ver a diversidade presente neste Espaço, tantas potências, tantos saberes, tantos afetos, tanta humanidade. Com a junção de profissionais, conviventes e parceiros em torno do mesmo objetivo vivenciamos na prática a arte do conviver e o direito de ser”, vibrou a assistente social do Espaço, Verônica Vassalo.
Em virtude de uma parceria com as empresas Supermercados X e Minalba, os conviventes receberam sucos e panetones ao final do evento.
Manaus e Grajaú
Em Manaus, os jovens confraternizaram com canto, danças e batalha de rimas.
No Grajaú, no espaço localizado no extremo sul da capital paulista, os jovens e equipe participaram de um “amigo-chocolate” e, através de uma roda de conversa, tiveram um momento de reflexão e avaliação do ciclo.
Salvador e Taguatinga/DF
Uma festa à fantasia e uma retrospectiva que lembrou os filmes assistidos, os temas desenvolvidos nos encontros, as atividades externas realizadas e as vivências que mais marcaram o ciclo foi a escolha de Salvador para a conclusão.
Os jovens abriram também a cápsula do tempo construída em um dos primeiros encontros e assim puderam constatar que muitas de suas expectativas em relação ao ciclo foram alcançadas.
Em Taguatinga/DF, os jovens festejaram e ainda receberam uma doação de 90 panetones da empresa Cabal Brasil.