Inicio do conteúdo site.
Atividade marca encerramento do ano no Espaço de Cidadania da Xavier de Toledo, em São Paulo
Atividade marca encerramento do ano no Espaço de Cidadania da Xavier de Toledo, em São Paulo / Divulgação/CIEE

Confraternização marca encerramento dos ciclos de atividades dos Espaços de Cidadania

20 de dezembro de 2019
Atividades foram realizadas em Manaus, Salvador, Taguatinga e em São Paulo, nos Espaços do Grajaú e do Centro

Depois de um semestre de muitas atividades, trocas, afetos e reflexões, nesta semana chegaram ao fim os ciclos nos Espaços de Cidadania do CIEE. Já saudosistas pelo encerramento, os jovens celebraram os aniversariantes do mês e receberam as declarações de participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Xavier de Toledo

Os conviventes do Espaço de Cidadania localizado na Rua Xavier de Toledo, no Centro de São Paulo, protagonizaram a 3ª Edição do Sarau da Diversidade.

O evento foi recheado de apresentações musicais, poesia, dança e contou ainda com a exposição do artista venezuelano Victor Gee Rosales, residindo no Brasil há seis meses. Alguns conviventes compartilharam seus depoimentos: histórias de superação, de enfrentamento das adversidades, de transformação do contexto em que estavam inseridos.

Conviventes de ciclos anteriores e de diversas nacionalidades se apresentaram no evento que teve presença ainda de representantes de movimentos sociais como o Movimento Estadual da População de Rua e membros da rede protetiva socioassistencial do território. 

“Foi lindo ver a diversidade presente neste Espaço, tantas potências, tantos saberes, tantos afetos, tanta humanidade. Com a junção de profissionais, conviventes e parceiros em torno do mesmo objetivo vivenciamos na prática a arte do conviver e o direito de ser”, vibrou a assistente social do Espaço, Verônica Vassalo.

Em virtude de uma parceria com as empresas Supermercados X e Minalba, os conviventes receberam sucos e panetones ao final do evento.

Manaus e Grajaú

Em Manaus, os jovens confraternizaram com canto, danças e batalha de rimas.

No Grajaú, no espaço localizado no extremo sul da capital paulista, os jovens e equipe participaram de um “amigo-chocolate” e, através de uma roda de conversa, tiveram um momento de reflexão e avaliação do ciclo.

Salvador e Taguatinga/DF

Uma festa à fantasia e uma retrospectiva que lembrou os filmes assistidos, os temas desenvolvidos nos encontros, as atividades externas realizadas e as vivências que mais marcaram o ciclo foi a escolha de Salvador para a conclusão.

Os jovens abriram também a cápsula do tempo construída em um dos primeiros encontros e assim puderam constatar que muitas de suas expectativas em relação ao ciclo foram alcançadas.

Em Taguatinga/DF, os jovens festejaram e ainda receberam uma doação de 90 panetones da empresa Cabal Brasil.