Inicio do conteúdo site.

Saiba mais sobre a Língua Brasileira de Sinais

26 de abril de 2022
Também conhecida pela sigla Libras, a língua é um importante instrumento de inclusão no Brasil

No dia 24/04 foi comemorado o Dia Nacional da Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A data foi escolhida pois foi quando ocorreu, em 2002, a publicação da Lei nº 10.436, que reconheceu a Libras como uma língua no Brasil.

Mas a história da Libras é muito mais antiga. Ela se inicia quando Dom Pedro II, então imperador do Brasil, criou o Instituto Nacional de Educação de Surdos, no século XIX. A instituição então criou a Libras a partir de uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e de gestos já utilizados pelos surdos brasileiros.

A comunicação da Libras é composta por um alfabeto,  estrutura linguística e gramatical própria, permitindo a quem faz o uso da língua, discutir sobre qualquer assunto.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, aproximadamente 5% da população brasileira é composta por quem têm alguma deficiência auditiva, o que equivale a aproximadamente 10 milhões de brasileiros. Deste grupo, 2,7 milhões possuem surdez profunda. 

Por isso, a Língua Brasileira de Sinais é tão importante para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva em todos os setores da sociedade. Formado por gestos, sinais e expressões, a Libras possui natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.

O CIEE conta com um tradutor de Libras em todos os seus eventos, e também já realizou debates para incentivar uma maior reflexão sobre a cultura surda, como no vídeo que você pode acompanhar abaixo.

 

Inclusão no mundo do trabalho

O CIEE conta com um serviço personalizado que busca contribuir para o aumento da diversidade no ambiente corporativo, chamado Inclui CIEE. Esse processo de inclusão passa diretamente por abrir portas para o público da diversidade, com destaque para pessoas com deficiência na busca de oportunidades para os Programas de Estágio e Aprendizagem. Desde sua origem, em 1999, o Inclui CIEE já impactou a vida de mais de 40 mil pessoas, favorecendo o ingresso ao mundo do trabalho.

Que conhecer mais sobre o Inclui CIEE? Acesse o link a seguir: https://portal.ciee.org.br/iniciativas/inclui-ciee/

Trabalho Inclusivo - Um olhar para a cultura surda