Inicio do conteúdo site.

Raul Cutait e Sonia Guimarães recebem o Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita

10 de novembro de 2021
Homenagem foi entregue nesta quarta-feira, 10 de novembro, no Teatro CIEE, em São Paulo

Com o propósito de reconhecer quem contribui para o aprimoramento da Educação brasileira, o CIEE, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, realiza anualmente o Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita. Nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, foram homenageados os vencedores das edições 2020 e 2021 Raul Cutait e Sonia Guimarães, respectivamente

“É uma alegria muito grande receber esse prêmio. Assim como tantas outras pessoas, dediquei grande parte da minha vida a educar. Quando eu era estudante de Medicina, dava aula em cursinho. Fiz faculdade de Medicina, era preceptor, dava aula para os universitários dos anos que me sucediam. E assim foi. Fiz a vida universitária, acadêmica”, disse Raul Cutait, vencedor da edição 2020.

“Muitas pessoas duvidaram que, por ser uma mulher negra, seria capaz de ser uma pesquisadora, cientista e professora. Esse prêmio é mais uma prova que estavam errados. Nesta época de pandemia, tenho visto professoras fazerem milagres com nenhum recurso. Por favor, não desistam. Na mão de vocês está o futuro de uma nação. Quem vai qualificá-los é você, professor, professora”, concluiu Sonia Guimarães, vencedora da edição 2021.

Participaram da solenidade nomes como o do Professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, homenageado em 2019; Jandaraci Araújo, membro do Conselho Consultivo do CIEE São Paulo; o presidente do Conselho Diretor do CIEE Nacional e presidente do Conselho de Administração do CIEE São Paulo, José Augusto Minarelli; o CEO do CIEE, Humberto Casagrande; e o diretor-presidente do Grupo Estado, Francisco Mesquita.

 

Lista de intelectuais

Atualmente o rol de homenageados do Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita é composto por Ruth Cardoso, primeira agraciada, Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Luiz Décourt, José Pastore, Hélio Guerra, Antônio Candido, Paulo Vanzolini, Paulo Nogueira, Crodowaldo Pavan, Ives Gandra, Evanildo Bechara, Adib Jatene, José Cretella Júnior, Angelita Gama, Delfim Neto, William Saad Hossne, José Goldemberg, Celso Lafer, Rubens Ricupero, Roberto Rodrigues, Fernando Henrique Cardoso e Paulo Nathanael Pereira de Souza.