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Ilustração de um megafone rosa e branco flutuando e com onda em tom rosa claro

Posicionamento de marca X Diversidade

7 de junho de 2021
Esteja no topo da lista de preferências de seu consumidor

Nos dias de hoje, considerando o público jovem, organizações que trabalham suas campanhas em cima de causas relacionadas a pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+, entre outros grupos tidos como sub-representados, tendem a ganhar um espaço na cabeça e no coração de seus consumidores com mais facilidade por gerar identificação com seus valores.

A Era Digital trouxe novos hábitos de consumo e fez revolução em diversas vertentes em todos os cantos do mundo. Facilitou o acesso à informação, mudou a forma com que compramos itens, pagamos contas, divulgamos produtos/serviços. Conforme ocorre a transformação digital, fica mais claro enxergar o empoderamento do consumidor e em como ele afeta na criação de novas tendências de consumo.

Esse empoderamento mudou a forma com que os consumidores se relacionam com as empresas. Se os clientes já tinham impacto nas decisões das organizações antes, hoje eles têm ainda mais. Antigamente, era mais fácil esconder opiniões e comentários negativos do público. Já hoje em dia, os clientes têm acesso a todo e qualquer tipo de informação a respeito das empresas e de seus concorrentes. Eles podem compartilhar informações negativas ou positivas da marca, têm facilidade para comparar os preços, identificar se a empresa pratica os seus valores, entre outras referências que interferem em sua decisão de compra.

Essa nova geração de consumidores, que têm acesso à informação, que fazem parte de um cenário mais atual e que comandam grande parte das decisões do mercado, demandam de marcas que apoiam a representatividade. Em uma pesquisa realizada pela Samsung, 85% dos brasileiros acreditam ser importante que marcas abordem a diversidade em sua comunicação.

Branding: a promessa que você quer fazer

O branding é um conjunto de estratégias que podem auxiliar as marcas a reafirmar seus valores e o seu posicionamento no mercado. São ações de gestão de marca e estão diretamente ligadas a como os consumidores percebem ou enxergam uma empresa. 

Com as constantes mudanças na sociedade, as adaptações que as marcas precisam fazer para acompanhá-las também são contínuas. Nada melhor do que perceber as necessidades dos consumidores, entender conceitos que possam auxiliar nas decisões de promessas a serem feitas ao público e o que fazer para melhor atendê-las.

Vamos entender algumas das ações que fazem parte do branding e que farão diferença no posicionamento da marca?

  • Crie o seu Storytelling: uma das ações mais poderosas são as histórias. Facilita a identificação do público com a empresa, cativa e aproxima os consumidores da visão de mundo da marca, além de ser ideal para atribuir valor e propósito. É importante que elas não sejam inventadas, mas que sejam verídicas e apresentadas da melhor forma possível. 
  • Seja presente: estar presente é uma ótima forma de se relacionar com os seus consumidores. Permanecer em contato constante, atender o telefone, mandar e-mail, criar caixa de sugestão nos stories do Instagram, são modos diferentes de manter uma relação com o seu cliente e ao mesmo tempo mostrar que há disponibilidade, independente de qual canal de comunicação ele queira utilizar
  • Culturalize a Marca: assim como as histórias a contar, a cultura da marca deve ser real. Essa cultura deve refletir exatamente o que a empresa é, seus valores, crenças, atitudes em relação à sociedade e ao mundo. Vale ressaltar que a culturalização da marca deve ocorrer primeiro de forma interna e depois de forma externa. Isso porque, é importante que os colaboradores estejam alinhados e consigam transmitir com clareza os mesmos valores.

Se você enxerga a necessidade de reafirmar o posicionamento de sua marca perante a diversidade, o branding e suas ações podem alavancar suas chances de sucesso. Se buscarmos analisar as campanhas da mídia atual, podemos identificar que a cultura da diversidade está presente na maioria delas. Então, conte uma história real de representatividade e inclusão ligada à marca: o relato pessoal de algum colaborador da empresa, como a organização está auxiliando no combate à preconceitos, entre outros enredos. Posicione-se em situações negativas que surgem constantemente na sociedade a respeito do assunto, coloque-se à disposição do público e, por fim, mostre que sua cultura é verídica e que esse apoio à representatividade vai de dentro para fora, que faz parte dos valores da marca.

Além disso, conscientizar os colaboradores e conversar sobre o assunto com o público é importante em diversos aspectos. Ao mesmo tempo que faz com que os consumidores se identifiquem com a marca e se sintam representados, mostra que a organização está disposta a evoluir de acordo com o que o mundo pede.

Festival CIEE da Diversidade

O CIEE, uma entidade sem fins lucrativos, beneficente de assistência social, que possibilita a adolescentes e jovens o ingresso no mundo do trabalho, através dos programas de Estágio e Aprendizagem, também luta pela equidade dentro e fora da instituição. Nós abraçamos causas importantes e tentamos fazer a nossa parte: conscientizar e incluir.

Foi pensando nisso que o Festival CIEE da Diversidade foi idealizado. Um evento 100% digital que tem como intuito promover a pluralidade com 14 temas diversos, são eles: A vida é Plural, Gaia, Rainha da Diversidade, Inclusão LGBTQIA+, Inclusão de Raça e Etnia, Inclusão da Mulher, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Inclusão de Gerações, Novas Tribos, novos jeitos de viver, Diversidade no Conceito de Sucesso, Diversidade Cultural, Diversidade na Gastronomia, Diversidade de Pensamento: a cura da Polarização, Diversidade no Modelo de Governança, Transcender: Muitos caminhos, uma só busca e Diversidade de Valores Humanos para um mundo inclusivo.

Quer fazer parte dessa experiência e apoiar a pluralidade? Envie um e-mail para festivaldadiversidade@ciee.ong.br.